• Carregando...
O primeiro-ministro Rishi Sunak: apesar de leve expansão no comparativo com 2022, economia do Reino Unido acumula dois trimestres consecutivos de retração
O primeiro-ministro Rishi Sunak: apesar de leve expansão no comparativo com 2022, economia do Reino Unido acumula dois trimestres consecutivos de retração| Foto: EFE/EPA/HOLLIE ADAMS

O Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido informou nesta quinta-feira (15) que o país entrou em recessão técnica, ao acumular dois trimestres consecutivos de retração da economia.

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico teve redução de 0,3% no último trimestre de 2023, após uma queda de 0,1% entre julho e setembro. No acumulado do ano, houve pequena expansão, de 0,1%, em relação a 2022.

Uma das principais explicações para a retração entre outubro e dezembro foi a redução das vendas do comércio, dos gastos das famílias e das compras do Estado. No setor de serviços, contribuíram para o mau desempenho do PIB a greve dos médicos e uma queda na frequência escolar, que fez o segmento da educação apresentar uma retração de 0,8%.

Em entrevista à BBC, o chanceler do Tesouro, Jeremy Hunt, disse que o governo do premiê Rishi Sunak projeta números melhores nos próximos trimestres.

“Quando o primeiro-ministro assumiu o compromisso [de gerar crescimento econômico], ele foi muito claro: o combate à inflação tinha de vir em primeiro lugar”, disse Hunt.

“O quadro geral é que, na verdade, desde então, a economia tem se mostrado mais resiliente, o desemprego se manteve baixo, os salários reais têm aumentado há seis meses. E se nos mantivermos firmes agora, poderemos ver a luz no fim do túnel”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]