• Carregando...
A Pfizer, fabricante de uma vacina contra a Covid-19 usada em dezenas de países, anuncia que uma pílula antiviral teve sucesso em testes clínicos
A Pfizer, fabricante de uma vacina contra a Covid-19 usada em dezenas de países, anuncia que uma pílula antiviral teve sucesso em testes clínicos| Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

A Pfizer anunciou, nesta sexta-feira (5), que o seu medicamento experimental contra a Covid-19 teve sucesso nos ensaios clínicos, evitando casos graves da doença.

A pílula antiviral, que é combinada com uma dose baixa de um medicamento contra HIV chamado ritonavir, pode reduzir em até 89% o risco de hospitalizações e mortes entre pacientes de alto risco, disse a Pfizer em um comunicado à imprensa.

"Esses dados indicam que nosso candidato antiviral oral, se aprovado pelas agências regulatórias, tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a severidade das infecções de Covid-19 e eliminar até nove de dez hospitalizações", afirmou Albert Bourla, diretor-executivo da farmacêutica, sobre o medicamento chamado paxlovid.

A Pfizer até o momento divulgou os dados do ensaio clínico apenas em um comunicado à imprensa, e ainda não os publicou em um periódico científico com a revisão de especialistas independentes.

A empresa pretende solicitar ao órgão regulador americano autorização para o seu medicamento experimental "assim que possível".

O anúncio é feito um dia depois da aprovação condicional pelo Reino Unido do antiviral molnupiravir, também de uso oral, para o tratamento da Covid-19 em pacientes com casos leves a moderados e que tenham pelo menos um fator de risco para doença severa.

Resultados

A Pfizer informou que decidiu não continuar os testes, após consulta ao Food and Drug Administration (FDA), devido à "impressionante eficácia demonstrada" nos resultados preliminares.

A fase 2/3 do estudo randomizado e duplo-cego com pacientes adultos, não hospitalizados, com risco para doença grave, começou em julho de 2021. A análise preliminar dos resultados mostrou o seguinte, de acordo com a Pfizer:

  • 89% de redução do risco de hospitalização ou morte, entre pacientes que iniciaram o tratamento dentro de três dias do aparecimento dos sintomas, em comparação ao grupo placebo.
  • 389 pacientes receberam o antiviral. Dentro de 28 dias: 3 foram hospitalizados (0,2%); nenhum morreu.
  • 385 pacientes receberam placebo. Dentro de 28 dias, 27 foram hospitalizados (7%); desses, 7 morreram.

Resultados similares foram vistos no grupo que iniciou o tratamento dentro de cinco dias do surgimento dos sintomas:

  • 608 pacientes receberam o antiviral. Dentro de 28 dias, 6 foram hospitalizados (1%), nenhum morreu.
  • 612 pacientes receberam placebo. Dentro de 28 dias, 41 foram hospitalizados (6,7%), 10 morreram.

Os dados preliminares avaliados são de 1219 pacientes que se voluntariaram até 29 de setembro. No momento da decisão de suspender o estudo, os participantes totalizavam 70% dos 3 mil pacientes que estavam planejados. Os testes foram feitos em centros médicos nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia, com 45% dos pacientes localizados nos EUA.

Todos os participantes tinham um diagnóstico de Covid-19 confirmado por laboratório no período de até cinco dias anteriores, com sintomas leves a moderados, e tinham pelo menos uma característica ou condição médica associada a maior risco de quadros mais graves da infecção.

Os pacientes receberam o paxlovid (ou placebo) por via oral, a cada 12 horas, durante cinco dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]