• Carregando...

Santiago – O ex-ditador Augusto Pinochet foi indiciado ontem por abusos cometidos em um dos mais infames centros de detenção de seu regime, a Villa Grimaldi, no Chile. Ali a presidente Michelle Bachelet e sua mãe foram presas e torturadas durante a ditadura Pinochet (1973–1990). O juiz responsável pelo caso, Alejandro Solis, disse que fará um anúncio oficial na segunda-feira, quando Pinochet "será legalmente notificado" do indiciamento por abusos cometidos naquela prisão.

O ex-ditador, que está com 90 anos, será formalmente acusado por um homicídio, 36 seqüestros e 23 casos de tortura no centro de detenção usado por sua polícia secreta.

O indiciamento trará ordens judiciais para que Pinochet seja mantido em prisão domiciliar em sua mansão, no subúrbio de Santiago. O juiz Solis, que interrogou Pinochet por mais de uma hora no começo deste mês, tem dito que considera que a saúde de Pinochet não é impedimento para seu julgamento, e que "ele está lúcido o suficiente para entender as conseqüências do que diz".

Durante o interrogatório, acrescentou Solis, Pinochet disse que não se lembra e que não é responsável pelas ações de suas forças de segurança na prisão secreta onde, segundo dados oficiais, 4.500 pessoas foram mantidas e torturadas e mais de 200 desapareceram.

Tentativas anteriores de levar Pinochet a julgamento havia fracassado porque tribunais arquivavam as denúncias alegando razões de saúde do denunciado. Pinochet tem sido diagnosticado com demência branda resultante de vários derrames. Ele também sofre de diabetes e artrite e necessita de um marca-passo.

Ele está atualmente indiciado por um caso de abuso dos direitos humanos e por evasão fiscal, relacionada a contas bancárias multimilionárias em bancos estrangeiros. O caso das contas teve um complicador nesta semana, quando surgiram notícias dando conta que Pinochet tinha 9,2 toneladas de ouro depositadas no banco HSBC de Hong Kong. O banco, entretanto, garantiu que documentos que provariam o depósito são falsos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]