• Carregando...
Venezuelano exibe “folhinha 2013” com foto de Chávez, em frente do hospital onde o líder está internado, em Caracas | Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Venezuelano exibe “folhinha 2013” com foto de Chávez, em frente do hospital onde o líder está internado, em Caracas| Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

O estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, piorou nas últimas horas, de acordo com o chanceler Elias Jaua, que participou ontem da abertura da reunião de países da América do Sul e África (ASA). Jaua, que leu uma mensagem de Chávez no encontro, disse que, apesar do tratamento, o presidente apresentou complicações respiratórias.

"(Chávez) Está lutando pela vida, apegado a Cristo", disse Jaua.

Em dezembro do ano passado, Chávez se submeteu a uma cirurgia para retirada de um câncer abdominal. Até esta semana, o presidente venezuelano estava se tratando em Havana, mas voltou a Caracas com a expectativa de tomar posse perante a Corte Suprema.

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, era esperado na reunião, mas não compareceu. Jaua negou que ele tenha ficado em Caracas por causa da piora do estado de saúde de Chávez. Segundo Jaua, que chegou a ser identificado pela organização da cúpula como vice-presidente da Venezuela, Maduro tinha assuntos a tratar com Chávez. No discurso, seguindo a nominata repassada pelo cerimonial, a presidente Dilma Rousseff cumprimentou o vice-presidente da Venezuela.

Na quinta-feira, o governo venezuelano transmitiu em rede nacional de rádio e televisão um comunicado afirmando que a insuficiência respiratória do presidente persiste e que a situação não é favorável. O texto, lido pelo ministro para a Informação e Comunicação, Ernesto Villegas, dizia também que Chávez continua "aferrado a Cristo" – mesmas palavras usadas pelo mandatário no Twitter na segunda-feira – e em contato permanente com sua família e seus médicos.

Foi o primeiro comunicado oficial desde que o mandatário voltou de surpresa a Caracas na segunda-feira para dar continuidade a seu tratamento contra o câncer, diagnosticado há 20 meses e que o impediu de assumir o novo mandato presidencial para o qual foi eleito em outubro.

"A insuficiência respiratória que surgiu no pós-operatório persiste e sua tendência não tem sido favorável", disse o ministro.

Na semana passada, o governo divulgou fotografias do mandatário, as primeiras provas de vida em mais de dois meses e indicou que Chávez respira com a ajuda de uma cânula traqueal que o impede de falar com normalidade.

Durante seu discurso, Elías Jaua leu uma carta que afirma ser de autoria de Chávez condenando o imperialismo. No texto, Chávez lamenta não poder estar presente na cúpula e reitera o desejo de que os resultados do encontro permitam que os países conquistem "nossa definitiva independência".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]