• Carregando...
 | Nasa
| Foto: Nasa

Análise

Encontrar extraterrestres é obsessão humana

Da Redação, com agências

A descoberta de uma criatura inteligente vivendo em outro planeta povoa a imaginação humana há mais de um século. Em 1877, o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli supôs haver uma rede de canais em Marte, construídos por seres inteligentes, após observar com um telescópio linhas retas no planeta vizinho.

Desde então, a ficção científica se apossou da ideia. Incontáveis histórias de seres extraterrestres passaram a fazer parte da cultura popular. Ciência, filosofia e religião incluíram a possibilidade de companhia galáctica em seus estudos.

Os fatos, entretanto, ainda estão muito aquém da teoria.

A descoberta divulgada ontem é apenas o passo inicial de um processo de acumulação de conhecimento que deverá se estender por anos a fio.

Porém já se pode saudar os pequenos avanços realizados pela descoberta. Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), a descoberta destas moléculas orgânicas – um ingrediente essencial para o surgimento da vida – mostra que sua ocorrência no Universo é relativamente comum.

Esta é a segunda vez em que moléculas orgânicas são encontradas em um planeta fora do Sistema Solar. Em dezembro de 2008, a mesma Nasa anunciou ter encontrado dióxido de carbono em um planeta denominado HD 189733b.

As duas descobertas tornam possível comparar dados realizar estudos mais aprofundados, afunilando a procura por uma possível presença de vida em outro planeta. "A descoberta de componentes orgânicos nos dois exoplanetas já traz a possibilidade de que será corriqueiro encontrar planetas com moléculas que podem ser vinculadas à vida", acredita o pesquisador Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

São Paulo - Pela segunda vez, astrônomos detectaram moléculas básicas da vida na atmosfera de um planeta gigante gasoso fora do Sistema Solar. Essa descoberta, realizada por cientistas da Nasa, se segue ao anúncio, feito por pesquisadores europeus, de que 32 novos planetas foram encontrados ao redor de outras estrelas, e da descoberta de sinais de moléculas orgânicas em um planeta-anão do nosso Sistema Solar.

"O Universo não está nos provocando", disse um dos autores da descoberta mais recente, Mark Swain, do Laboratório de Pro­­pulsão a Jato (JPL) da Nasa, referindo-se ao acúmulo de descobertas de matéria orgânica em outros mundos – mas sem, ainda, um sinal claro de vida extraterrestre.

"Um sinal claro de vida requer, primeiro, um planeta onde possa haver vida; a detecção de moléculas relacionadas a processos biológicos; e evidência de que a abundância dessas moléculas requer atividade biológica", explica. "Nós apenas não fomos capazes, ainda, de satisfazer a todos os três critérios."

O planeta onde foi detectada a presença de água, metano e dióxido de carbono falha logo no primeiro critério: chamado HD 209 458b, esse mundo é um "Júpiter quente", um gigante gasoso.

Segundo nota divulgada pela Nasa, a eventual descoberta do mesmo tipo de molécula, na at­­mosfera de um planeta mais parecido com a Terra, poderia indicar a presença de vida. Atualmente, as missões Corot, europeia – com participação brasileira – e Kepler, da Nasa, vasculham o espaço em busca desse tipo de planeta.

Antecedente

O primeiro planeta extrassolar onde houve descoberta de matéria orgânica foi HD 189733b, ou­­tro Júpiter quente. O anúncio foi feito em dezembro do ano passado. Agora, os cientistas poderão começar a comparar os dados dos dois mundos. Segundo Swain, es­­se tipo de trabalho abre caminho para as análises que, um dia, po­­derão revelar vida fora da Terra.

Para obter prova incontestável de vida, diz ele, é preciso fazer medições muito precisas da abundância de moléculas relacionadas à biologia. "Isso tem de ser feito com precisão suficiente para permitir descartar processos não biológicos." Os resultados sobre HD 209458b estão publicados no pe­­riódico científico Astrophysical Journal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]