• Carregando...
Bandeira da China em frente da sede do Google, em Pequim: censura | Jason Lee/Reuters
Bandeira da China em frente da sede do Google, em Pequim: censura| Foto: Jason Lee/Reuters

Restrições chinesas

Todos os sites estrangeiros que desejam operar na China devem seguir as leis locais estipuladas pelo governo. A afirmação é do ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, em recado direto para o Google (foto 1).

O governo comunista está analisando o pedido do gigante das buscas norte-americano para renovar sua licença no país. Desde a suspensão dos serviços na China, em março deste ano, o Google tem direcionado os usuários locais para o Google Honk Kong (www.google.hk), que é livre de filtros e censura. Honk Kong é uma área administrativa chinesa especial e conta com autonomia legislativa. A crise veio à tona após o Google ter descoberto que o governo chinês havia violado a caixa de e-mail de ativistas de oposição. Se a renovação não sair, o site pode ser "apagado" na China.

Mais popular que Obama

A pop star Lady Gaga (foto 2) superou um adversário de peso na corrida para se tornar a primeira pessoa no mundo a ter 10 milhões de fãs no site de relacionamentos Facebook – o presidente da maior potência mundial, Barack Obama. A cantora, conhecida pela extravagância, superou a marca de 9,7 milhões de fãs, enquanto o presidente americano, segundo colocado no Facebook, contabiliza pouco mais de 9,4 milhões.

Pelo mundo - The Times começa a cobrar

Um mês depois da data prevista inicialmente, o jornal britânico The Times começou na sexta-feira a cobrar pelo seu conteúdo on-line. Agora, somente assinantes terão acesso ao material do "Times" e também da sua versão dominical, o Sunday Times. A assinatura diária custa US$ 2, e a semanal sai por US$ 4. Os jornais, ambos da News Corp., do bilionário Rupert Murdoch (dono ainda do Wall Street Journal e da Fox), são os primeiros a fechar totalmente o conteúdo. Outros jornais do grupo, como The Sun e News of the World, logo vão seguir o mesmo caminho. O New York Times também sinalizou que deve adotar o modelo.

Sucesso brasileiro

Toda vez que MysteryGuitarMan (foto 3) põe um vídeo no YouTube, mais de 1 milhão de pessoas são avisadas automaticamente. Mas não há mistério: o "guitarrista misterioso’’ é o brasileiro Joe Penna, 23 anos, desde os 12 vivendo nos EUA. O ex-estudante de medicina é o diretor, editor, ator e músico – toca violão, gaita, guitarra e, claro, vuvuzela – dos vídeos que compõem o 11.º canal mais assinado por usuários do YouTube em todo o mundo. Os filmes ultracoloridos, com edição ágil, música, caretas e efeitos exclusivos do YouTube já foram reproduzidos 92,7 milhões de vezes. A maior parte da audiência é norte-americana; os brasileiros estão em segundo, "mas gente do mundo inteiro v꒒, faz questão de dizer.

No Twitter:

"Está chegando a hora de pendurar os suspensórios."

Larry King, apresentador de tevê norte-americano, ao anunciar que vai encerrar seu programa em horário nobre na rede CNN.

http://twitter.com/kingsthings

"Not at all. Want to learn to know you. You to (sic)?" (Nem um pouco. Quero aprender a te conhecer. Você também?).

Yves Leterme, premier da Bélgica, flertando com uma pessoa que conheceu no Congo.

http://twitter.com/YLeterme

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]