• Carregando...

Membros da União Astronômica Internacional reunidos em Praga, na República Tcheca, decidiram na manhã desta quinta-feira que Plutão não será mais definido como um planeta. O Sistema Solar agora fica com oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

A comunidade científica estabeleceu na capital tcheca que, para ser um planeta, o astro precisa ser dominante em sua zona orbital, o que não ocorre com Plutão. Outro ponto contrário é a forma pouco convencional da órbita de Plutão, cuja inclinação não é paralela à da Terra e a dos outros sete planetas do Sistema Solar.

Descoberto há 76 anos e com 2.300 quilômetros de diâmetro, Plutão é menor que a Terra (12.750 quilômetros) e até mesmo que a Lua (3.480 quilômetros).

Os mais de 2.500 especialistas de 75 países reconheceram, de forma unânime, que se cometeu um erro quando se deu a Plutão a categoria de planeta em 1930.

A definição desta quinta-feira preenche um vazio que existian no campo científico desde os tempos do mítico astrônomo Nicolau Copérnico, que viveu entre 1473 e 1543. A nova definição contempla três grupos de astros: o primeiro com os oito planetas clássicos, o segundo com os asteróides, e o terceiro com Plutão e o corpo celeste UB313, descoberto no ano passado.

Além da astronomia, a astrologia também tem grande interesse nos planetas, já que, para os profissionais desta área, signos zodiacais são regidos por esses astros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]