• Carregando...
Há quase duas semanas, os funcionários dos Correios responsáveis pelas entregas de correspondência cruzaram os braços por 24 horas | Marcelo Elias - Gazeta do Povo
Há quase duas semanas, os funcionários dos Correios responsáveis pelas entregas de correspondência cruzaram os braços por 24 horas| Foto: Marcelo Elias - Gazeta do Povo

Três homens foram detidos esta madrugada na Alemanha como suspeitos de preparar atentados com bomba contra aeroportos do país, segundo anunciou o ministro de Defesa, Franz Josef Jung. Em declarações à rede pública de televisão alemã ARD, Jung disse que as detenções responderam a uma iminente ameaça de atentado. Mas não quis dar detalhes da operação. As prisões na Alemanha ocorreram no mesmo dia em que oito suspeitos de planejarem atentados foram presos na Dinamarca e uma semana antes do aniversário de sei anos dos ataques às Torres Gêmeas, em Nova York.

Segundo uma nota oficial, eles faziam parte de uma organização terrorista de motivação islâmica e foram capturados na tarde de terça-feira (horário local).

A procuradora federal Monika Harms disse em uma coletiva de imprensa que os homens - dois alemães e um turco - tinham material suficiente para fazer uma bomba com grande poder de destruição.

- Graças à cooperação das polícias local e federal durante vários meses, nós conseguimos descobrir e observar o planejamento e a preparação e, no final, evitar os poderosos ataques a bomba - disse Harms em uma coletiva.

O chefe da Polícia Federal, Joerg Ziercke, disse que os homens foram presos na tarde de terça-feira em uma casa alugada na região de Sauerland, no oeste da Alemanha.

Entre fevereiro e agosto de 2007, os homens acusados adquiriram 12 barris de uma solução de peróxido de hidrogênio utilizada para a fabricação de bombas.

A Alemanha, que tem soldados no Afeganistão, está em um alto nível de alerta para ataques. O país teme um reaparecimento de grupos radicias islâmicos desde 2001, quando a cidade de Hamburgo foi usada como base para o planejamento dos ataques de 11 de setembro.

A imprensa alemã informou que os três suspeitos planejavam atacar o aeroporto internacional de Frankfurt, o maior da Alemanha, e a base aérea americana de Ramstein, a maior do Exército dos Estados Unidos na Europa. No entanto, Harms disse que não poderia confirmar os objetivos dos suspeitos.

Dois dos detidos aparentemente têm passaporte alemão e o terceiro seria paquistanês.

No ano passado, dois homens de origem libanesa tentaram detonar bombas em dois trens na Alemanha, de acordo com autoridades do país. Promotores disseram que as bombas falharam por causa de um erro técnico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]