• Carregando...

A polícia britânica antiterrorismo está caçando uma bomba química que poderia ser usada num ataque contra a Grã-Bretanha, depois que uma grande operação fracassou em localizar o dispositivo, informou uma fonte policial.

Mais de 250 policiais, alguns usando roupas protetoras contra radiação e substâncias químicas e biológicas, atiraram em um homem e prenderam outro durante uma batida numa residência no leste de Londres, na madrugada de sexta-feira.

Uma fonte da polícia disse à Reuters que o dispositivo teria "conseqüência fatal" para qualquer um que ficasse próximo da explosão. A bomba seria de um tipo convencional cercada por material tóxico, mas não há detalhes sobre o tamanho e a potência.

A polícia disse que nada suspeito foi encontrado na primeira busca no local e também garantiu aos moradores da região que não há risco.

A operação, uma das maiores desde os atentados suicidas ocorridos em julho do ano passado, foi realizada devido à suspeita de que o local seria usado para a construção de bombas ou armas químicas.

- Devido à natureza específica da informação, planejamos uma operação para eliminar qualquer ameaça à população, seja de armas de fogo ou de substâncias nocivas - disse o chefe da divisão antiterrorismo da Grã-Bretanha, Peter Clarke.

Jornais britânicos chegaram a afirmar que a polícia estaria procurando um colete normalmente usado por autores de ataques suicidas, mas a fonte policial negou essa possibilidade.

- Estamos absolutamente convictos de que essa bomba existe e pode ser detonada tanto por um homem-bomba quanto por controle remoto - disse uma fonte ao jornal "The Sun".

Possíveis ataques

O homem de 23 anos, baleado durante a operação, está no hospital. Ele não corre risco de vida e foi preso acusado de terrorismo. Outro homem foi preso na casa.

Vizinhos disseram que a família, que vive na região de Forest Gate, é de Bangladesh e a descreveram como amigável.

Num comunicado divulgado neste sábado, a família disse estar chocada e indignada com a operação policial.

"Gostaríamos de deixar claro que somos completamente inocentes e que de nenhum modo estamos envolvidos em qualquer atividade terrorista", afirma o comunicado.

Jornais trouxeram neste sábado declarações de autoridades de segurança dizendo acreditar que o ataque é iminente, e que os possíveis alvos incluem o metrô ou pubs lotados de fãs assistindo aos jogos da Copa do Mundo, que começa na próxima semana.

"Estamos 100% cento certos de que um ataque estava sendo planejado. Se não o impedíssemos, ele poderia acontecer muito em breve", uma fonte policial teria dito ao "Daily Mirror".

O cordão de isolamento em volta da casa é muito menor do que o usado na propriedade onde foi encontrada a fábrica de bombas dos quatro homens que realizaram os ataques de julho passado ao sistema de transporte em Londres, matando 52 pessoas.

Detetives afirmaram que a operação não está ligada a estes atentados, apesar de o país estar em estado de alerta desde então.

O comissário de polícia de Londres, Ian Blair, afirmou que três planos de terrorismo foram desbaratados desde os ataques de julho e que grupos continuam planejando novos atentados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]