• Carregando...

No dia em que a Austrália prendeu um suspeito dos ataques no Reino Unido, o esquadrão antibombas da polícia escocesa realizou uma explosão controlada, no início da manhã desta terça-feira, de um veículo suspeito que estava estacionado diante de uma mesquita de Glasgow, anunciaram fontes oficiais.

"Nada permite sugerir qualquer tipo de relação entre este incidente e as tentativas frustradas de atentados de sexta-feira no centro de Londres e de sábado no aeroporto de Glasgow", afirmou uma fonte policial.

Os policiais foram chamados durante a noite para a mesquita de Forth Street, na região de Pollokshields, periferia sul de Glasgow. A polícia de Strathclyde (Escócia) informou que as explosões foram uma medida de precaução.

A área da mesquita foi isolada, e os moradores não precisaram deixar suas casas.

Na investigação sobre as tentativas de atentados em Londres e Glasgow, uma oitava pessoa, um médico indiano de 27 anos, foi preso na segunda-feira (2) na Austrália quando tentava deixar o país.

De acordo com a imprensa britânica, cinco médicos podem estar entre as oito pessoas detidas desde sábado na Grã-Bretanha.

Londres

A polícia britânica realizou a explosão controlada de um pacote suspeito perto da estação de metrô de Hammersmith, zona oeste de Londres.

Segundo a agência de notícias "France Presse", a detonação foi efetuada às 9h10 (5h10 de Brasília). Não foi confirmado se havia explosivos no pacote.

A Grã-Bretanha aumentou o nível de ameaça à segurança nacional para "crítico" depois dos atentados frustrados, sexta-feira e sábado, em Londres e Glasgow.

Popularidade

A resposta firme, mas serena, do novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, aos atos terroristas cometidos no fim de semana, em Londres e Glasgow, fizeram aumentar sua popularidade e a do Partido Trabalhista.

Segundo uma pesquisa da Populus publicada nesta terça-feira (3) pelo jornal "The Times", 77% dos entrevistados consideram Brown um líder forte, o que significa um avanço de 14 pontos em apenas um mês.

Essa porcentagem é muito superior à obtida pelo líder da oposição conservadora, David Cameron, a quem apenas 43% elogiam por sua firmeza.

A proporção dos que dizem que Brown tem tudo o necessário para ser um bom primeiro-ministro cresceu 16 pontos, para 57%, contra 37% que pensam o mesmo sobre Cameron (4 pontos mais que a pesquisa anterior).

A popularidade do Partido Trabalhista subiu quatro pontos e ficou em 37%, contra 34% dos conservadores, que caíram 2 pontos.

Os liberal-democratas, terceiro partido britânico, obtiveram 18% de apoio entre os entrevistados.

O avanço trabalhista gerou rumores sobre a possibilidade de Brown - que em 27 de junho sucedeu como primeiro-ministro seu correligionário Tony Blair, em virtude de um pacto entre ambos e sem votação - antecipar as próximas eleições.

Brown foi elogiado tanto por toda a oposição como pelos defensores dos direitos humanos, devido a sua resposta mesurada à ameaça terrorista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]