• Carregando...

BANGCOC - A polícia tailandesa deteve o argelino Atamnia Yachine por posse de passaportes espanhóis e franceses falsos e por sua suposta conexão com os atentados terroristas de 7 de julho em Londres, confirmaram neste sábado fontes oficiais. Yachine, de 33 anos, foi detido na última quarta-feira num bairro de Bangcoc freqüentado por árabes, depois que as autoridades britânicas alertaram a polícia da Tailândia.

A polícia descobriu que Yachine estava em posse de cerca de 180 passaportes espanhóis e franceses falsos. Segundo o chefe da polícia de imigração, Suwat Thamrongsrisakul, o argelino pode ter fornecido documentação falsa aos autores dos atentados na capital britânica.

O Reino Unido pedirá a extradição do argelino, informou a polícia britânica. "A polícia, a procuradoria e as autoridades tailandesas trabalharão em conjunto para obter a extradição do suspeito", disse um porta-voz da Scotland Yard, que afirmou que o Reino Unido solicitou o argelino por falsificação de passaportes e lavagem de dinheiro.

A polícia britânica tem um mês de prazo para argumentar o pedido de extradição às autoridades da Tailândia, que enviaram os passaportes confiscados às embaixadas espanhola e francesa para a análise dos documentos.

Yachine, residente na Tailândia há vários anos, também teria relação com pelo menos dois dos espanhóis que foram detidos em Bangcoc por tráfico de passaportes falsos.

Os dois espanhóis detidos por este crime foram expulsos da Tailândia após serem julgados e terem passado vários meses na prisão.

A rede terrorista Al Qaeda, segundo um relatório policial, recebe passaportes falsos na Tailândia por meio de espanhóis e cidadãos de outros países ligados a grupos dedicados ao contrabando de pessoas e ao tráfico de entorpecentes.

Na legislação penal da Tailândia não é tipificado como delito o tráfico de documentação falsa, mas é considerado crime leve a falsificação de documentos oficiais de outros países e crime grave a reprodução daqueles que são tailandeses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]