• Carregando...

A polícia do Canadá anunciou neste sábado que, com a detenção de 17 pessoas, frustrou planos de um atentado de grandes proporções, inspirado nas ações da Al-Qaeda, que seria perpetrado na região de Ontário. Os detidos - 12 adultos e cinco jovens - são todos residentes no Canadá e, segundo a polícia, adquiriram três toneladas de nitrato de amônia, uma matéria-prima para explosivos, e outros componentes necessários para a montagem de bombas.

"Para colocar isso em contexto, o atentado a bomba (contra um prédio do governo federal dos EUA) na Cidade de Oklahoma em 1995, que matou 168 pessoas, empregou uma tonelada de nitrato de amônia", disse o comissário da Polícia Montada Real do Canadá, Mike McDonnell.

Os 17 suspeitos foram presos em operações coordenadas na área de Toronto. Eles eram residentes da cidade, do subúrbio Mississauga, a oeste, de Kingston, em Ontário, e da região de fronteira com os EUA. Segundo a CNN, são todos homens, descritos por uma autoridade como seguidores de "uma ideologia perigosa, inspirada na Al-Qaeda". Ainda não há informações precisas sobre a nacionalidade deles.

"Esse grupo representava uma ameaça real e grave", disse McDonnel. "Tinha a capacidade e a intenção de realizar ataques. Nossa investigação e prisões impediram a montagem de quaisquer bombas e a realização de ataques". Os detidos enfrentam acusações de atividade terrorista, incluindo treinamento e recrutamento; aquisição de bens com propósito terrorista; e aquisição de armas e explosivos em associação com um grupo terrorista.

A investigação que levou à operação deste sábado envolveu 400 policiais e agentes da segurança. O serviço de espionagem canadense havia reconhecido nesta semana que não tinha capacidade de investigar muitos suspeitos de terrorismo no país e alertou que o Canadá enfrenta uma ameaça crescente de terrorismo doméstico.

O vice-diretor de operações do Serviço de Inteligência de Segurança Canadense, Jack Hooper, disse que a agência tentava acompanhar 350 "alvos de alto nível", nem como 50 a 60 organizações que poderiam ter vínculos com grupos como a Al-Qaeda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]