• Carregando...
Cerca de 200 pessoas pertencentes à grupos anarquistas sofreram repressão policial por atos violentos | Eric Miller / Reuters
Cerca de 200 pessoas pertencentes à grupos anarquistas sofreram repressão policial por atos violentos| Foto: Eric Miller / Reuters

A polícia do Estado de Minnesota informou nesta terça-feira (2) que deteve 286 pessoas, durante os protestos contra a guerra realizados em Saint Paul, cidade vizinha a Minneapolis onde ocorre a convenção nacional do Partido Republicano. Entre os detidos estava um fotógrafo da Associated Press, liberado algumas horas após a prisão. No total, quatro jornalistas foram detidos; todos foram libertados.

Nesta terça-feira, os grupos anarquistas que fizeram os protestos desta segunda insistiram e duas mil pessoas se reuniram em um parque e planejavam marchar até as imediações do Xcel Center, onde ocorre a convenção republicana. O Xcel Center foi cercado por um forte esquema policial. Os manifestantes protestavam contra a pobreza e a falta de moradias nos Estados Unidos. O RNC Welcoming Committee, um grupo que se descreve como anarquista, que trabalhou durante meses para perturbar a convenção dos republicanos, proclamou hoje sucesso em e-mails expedidos aos seus integrantes e à mídia: "O espetáculo foi destroçado", declarava um dos comunicados.

A maioria das 10 mil pessoas que saíram em passeata nesta segunda contra a guerra se comportaram de maneira pacífica, mas pequenos grupos, que a polícia estima somarem no total 200 pessoas, quebraram vidraças de lojas e vidros de carros, além de intimidarem delegados republicanos.

O fotógrafo da AP, Matt Rourke, cobria os protestos quando foi detido pela polícia, no centro de Saint Paul.

Nesta terça-feira, 22 pessoas permaneciam detidas.

Os violentos protestos em Saint Paul contrastam com a relativamente pacífica convenção nacional do Partido Democrata, que ocorreu na semana passada em Denver, e na qual 152 pessoas foram detidas, em quatro dias de eventos. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]