Publicidade
Apoiador do EI

Polícia mata terrorista que esfaqueou seis pessoas na Nova Zelândia

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, fala em entrevista coletiva no Parlamento, em Auckland, após ataque terrorista que deixou 6 feridos, 3 de setembro (Foto: EFE/EPA/ROBERT KITCHIN / POOL)

Ouça este conteúdo

A polícia na Nova Zelândia atirou e matou um homem que deixou seis pessoas feridas em um ataque com faca nesta sexta-feira (3) em um mercado em New Lynn, subúrbio de Auckland. O caso está sendo tratado como "ataque terrorista" e o homem foi descrito pelas autoridades como um apoiador do Estado Islâmico.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, informou em entrevista coletiva na tarde de sexta que o homem era do Sri Lanka, um "apoiador da ideologia do EI" e "uma conhecida ameaça de segurança", que estava sob constante vigilância de agências governamentais. Preocupadas com um possível ataque terrorista, as autoridades estavam seguindo o homem 24 horas por dia. Por isso, os agentes conseguiram fazer os disparos e matar o criminoso em menos de 60 segundos após o início do ataque, informou ainda a primeira-ministra.

"Esse foi um ataque violento, sem sentido, e sinto muito que ele tenha acontecido", afirmou Ardern, que disse ter sido informada sobre o suspeito anteriormente, mas que ele não havia sido detido porque não havia motivo legal para prendê-lo. "Caso ele tivesse feito algo anteriormente que nos permitisse prendê-lo, ele estaria na prisão".

O ataque ocorreu por volta das 14h40 (23h40 de quinta-feira em Brasília). Três dos feridos foram levados a hospitais em estado crítico; uma vítima estava em estado grave, e as outras duas tiveram ferimentos moderados, segundo a polícia.

O criminoso estava sendo seguido por uma equipe policial de vigilância e um grupo especialista tático desde que saiu de casa, informou a polícia. Os agentes não tinham indícios para pensar que o homem cometeria um atentado especificamente nesse dia, e que ele parecia estar indo ao mercado como de costume, disse o comissário de polícia Andrew Coster. No local, ele pegou uma faca e começou a esfaquear pessoas aleatoriamente.

Coster relatou que, quando as pessoas começaram a correr e a gritar, dois policiais correram até o homem, que tentou atacar os agentes com a faca, então eles fizeram os disparos, matando o terrorista.

O autor do crime se mudou para a Nova Zelândia em 2011 e se tornou uma "pessoa de interesse" em outubro de 2016.

A Nova Zelândia tem se preocupado mais com atentados terroristas depois que um atirador matou 51 pessoas em duas mesquitas na cidade de Christchurch, em março de 2019.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.