• Carregando...

Genebra (AE/AP) — A poliomielite foi erradicada no Egito e no Níger, anunciou hoje ontem, em Genebra, a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, apenas quatro países em todo o mundo ainda registram situação de endemia da doença: Afeganistão Índia, Nigéria e Paquistão. O vírus causador da paralisia infantil foi erradicado dos dois países africanos ao longo dos últimos 12 meses, prosseguiu a agência subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Existem casos de poliomielite em Angola, no Chade, na Etiópia, na Indonésia, no Iêmen, no Nepal e na Somália, mas todos importados de algum dos lugares onde há endemia de poliomielite, informou a OMS. Nove casos foram registrados no Níger no ano passado, mas todos importados da Nigéria.

"A pólio foi endêmica em nosso país ao longo de toda a história" disse o ministro da Saúde do Egito, Hatem Mostafa el-Gabaly. "As melhores ferramentas de nossa época finalmente derrotaram o inimigo, que esteve entre nós desde os tempos dos faraós", declarou.

A OMS lamentou não ter cumprido sua meta de erradicar a pólio mundialmente até o fim de 2005 e atribuiu o fracasso a clérigos islâmicos do norte da Nigéria que incentivaram um boicote a uma campanha de imunização realizada em 2003. Segundo os religiosos, a vacina da pólio era parte de um complô dos Estados Unidos para tornar os muçulmanos da Nigéria inférteis ou contaminá-los com o vírus causados da aids.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]