• Carregando...
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, em um evento em Varsóvia nesta terça-feira
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, em um evento em Varsóvia nesta terça-feira| Foto: EFE/EPA/RADEK PIETRUSZKA

O Ministério da Defesa da Polônia divulgou nesta terça-feira (1º) uma declaração oficial na qual afirmou que helicópteros de Belarus violaram seu espaço aéreo.

Segundo a informação divulgada pela pasta, os helicópteros do país comandado pelo ditador Alexander Lukashenko atravessaram a fronteira e penetraram no espaço aéreo polonês durante um treinamento próximo à fronteira entre os dois países.

A violação do espaço aéreo polonês foi confirmada após uma análise feita pelos comandantes e chefes de serviço.

Segundo a informação apresentada em uma reunião do Comitê de Segurança Nacional e Assuntos de Defesa da Polônia, os helicópteros de Belarus realizaram a travessia na área de Białowieża, uma aldeia que fica situada no nordeste da Polônia, em uma altitude muito baixa, tornando difícil sua detecção pelos sistemas de radar poloneses. De acordo com o comunicado, Belarus já havia informado previamente o lado polonês sobre o treinamento em questão.

Após o incidente, como medida de resposta, o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak, ordenou a mobilização de helicópteros de combate e forças militares adicionais para a fronteira. A declaração divulgada nesta terça cita que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi notificada sobre o ocorrido.

Além disso, também como parte das ações tomadas em resposta à violação, o encarregado de negócios de Belarus no país será convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Polônia para prestar esclarecimentos sobre o incidente. A Polônia ressaltou que a Rússia e Belarus têm intensificado recentemente atividades híbridas contra o país, o que pode ter contribuído para o incidente.

As autoridades polonesas também fizeram um apelo pela "divulgação responsável" de comentários sobre as informações acerca da violação, tendo em vista que o potencial uso dessas informações pelos “regimes russo e bielorrusso” pode acarretar em possíveis novas provocações por parte desses dois países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]