• Carregando...
Anúncio do primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, indica como o apoio à Ucrânia está em xeque devido à falta de avanços representativos da sua contraofensiva
Anúncio do primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, indica como o apoio à Ucrânia está em xeque devido à falta de avanços representativos da sua contraofensiva| Foto: EFE/EPA/Pawel Supernak

A Polônia informou nesta quarta-feira (20) que não enviará mais armas para ajudar a Ucrânia a se defender contra a invasão da Rússia.

“Não vamos mais transferir armas para a Ucrânia, porque agora estamos armando a Polônia com armas mais modernas”, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, em entrevista à emissora de televisão Polsat.

Varsóvia e Kiev vinham se desentendendo há alguns dias: no fim de semana, a Polônia, a Hungria e a Eslováquia anunciaram que iriam impor seus próprios vetos às importações de grãos ucranianos.

Na sexta-feira (15), havia expirado uma medida da Comissão Europeia que restringia tais importações por parte da Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia e Bulgária. O objetivo era proteger os produtores locais da concorrência de grãos baratos da Ucrânia.

Nesta terça-feira (19), durante seu pronunciamento na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o “teatro político” em torno dos grãos ucranianos estava apenas ajudando a Rússia.

A declaração irritou a Polônia, que convocou nesta quarta-feira o embaixador da Ucrânia em Varsóvia como forma de protesto.

O encerramento do apoio militar da Polônia, que em março se tornou o primeiro país da OTAN a enviar caças para a Ucrânia desde o início da guerra, é um forte golpe para Kiev e indica como a falta de avanços representativos da sua contraofensiva está colocando em xeque o apoio de outros países.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, que deve se encontrar com Zelensky nesta quinta-feira (21), quer aprovar um pacote adicional de US$ 24 bilhões para o país invadido, mas parte da oposição republicana questiona a continuidade da ajuda financeira, humanitária e militar à Ucrânia.

Na Eslováquia, o partido de esquerda Smer, que lidera as pesquisas para as eleições parlamentares do próximo dia 30, informou que o país não enviará mais ajuda à Ucrânia caso a legenda chegue ao governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]