• Carregando...
A frase "Arbeit macht frei" dava às vítimas uma falsa sensação de segurança | Irek Dorozanski/Reuters
A frase "Arbeit macht frei" dava às vítimas uma falsa sensação de segurança| Foto: Irek Dorozanski/Reuters

A polícia da Polônia recuperou a placa nazista roubada do local onde funcionou o campo de concentração de Auschwitz. Cinco homens foram presos ontem após a placa com os dizeres "Arbeit Macht Frei (O trabalho liberta) ser encontrada perto de residências em uma floresta cheia de neve no norte do país.

O roubo de um dos mais notórios símbolos do Holocausto causou fortes críticas pelo mundo. A polícia polonesa lançou uma grande operação para recuperar a placa, que ficava no campo no sul da Polônia onde morreram mais de 1 milhão de pessoas, a maioria judeus, durante a Segunda Guerra.

As prisões, ontem, ocorreram após o recebimento de mais de cem pistas, disse Andrzej Rokita, investigador chefe da polícia no caso. Segundo a corporação, ainda é cedo para se saber o motivo do roubo, mas está sendo investigado se colecionadores de objetos do nazismo estão envolvidos. Os suspeitos não têm laços conhecidos com neonazistas ou com a extrema-direita, segundo Rokita. "Eles são ladrões comuns.

Os suspeitos não foram identificados para o público, mas Rokita disse que eles são homens com idades entre 20 e 39 anos, com passagens anteriores pela polícia. Pelo menos um deles já respondeu por crime violento. Quatro estão desempregados e o quinto tem uma pequena companhia de construção. Não foram divulgados outros detalhes. Os suspeitos serão acusados por roubo de um objeto de especial valor cultural e podem pegar até dez anos de prisão, caso condenados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]