• Carregando...

Moscou – Os trabalhos da Missão Centenário vão de vento em popa, informa o astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes. "Já cumpri 50% do que estava previsto", disse ele ontem, durante uma entrevista coletiva via teleconferência, junto dos outros quatro tripulantes que no momento habitam a Estação Espacial Internacional (EEI).

Participaram do evento jornalistas nos dois centros de controle do complexo orbital, em Houston (EUA) e Korolev (Rússia). O destaque maior foi para a transição de comando da EEI, que até agora tem sido operada por Bill McArthur e Valery Tokarev (Expedição 12), mas será deixada aos cuidados de Pavel Vinogradov e Jeff Williams (Expedição 13), dupla que viajou junto com Pontes à estação, na Soyuz TMA-8, dia 29.

Quando perguntado sobre o que ele gostaria de adicionar à estação, se pudesse, Bill McArthur foi enfático: "Eu adicionaria mais pessoas". A previsão é de que o número de tripulantes da EEI passe para seis a partir de 2009.

A programação de Pontes para os próximos dois dias é relativamente simples. Ele voltará a trabalhar com cinco dos oito experimentos brasileiros e participará de uma sessão de radioamador. O astronauta brasileiro está bem adaptado às condições do espaço e se seu rosto aparece um tanto inchado devido às condições da microgravidade. A explicação foi dada ontem pelo médico do astronauta, Luiz Carlos Lutiis, que acompanhou a primeira entrevista coletiva da tripulação 13.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]