• Carregando...

Divergências e convergências entre Obama e McCain:

Direito ao ABORTO

McCain: É contrário.

Obama: É favorável.

AQUECIMENTO GLOBAL

McCain: Rompeu com o presidente George W. Bush com relação ao aquecimento global. É favorável a um plano por meio do qual as emissões dessas gases sejam reduzidas em 66% até 2050.

Obama: Defende um programa de US$ 150 bilhões em dez anos para produzir "energia amiga do ambiente".

CASAMENTO GAY

McCain: Defende que os casais homossexuais tenham acesso a benefícios, mas é a favor de uma lei federal que nega o reconhecimento dos casais.

Obama: Opõe-se a uma emenda constitucional para proibir o casamento gay.

COMÉRCIO

McCain: Defensor do livre comércio.

Obama: Pretende renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, por suas iniciais em inglês) com o objetivo de reforçar os direitos trabalhistas e os parâmetros ambientais.

ENERGIA

McCain: Apóia a extração do petróleo em alto-mar e a injeção de recursos federais na construção de 45 usinas nucleares até 2030.

Obama: Defende a criação de um imposto sobre os lucros das companhias de petróleo.

HABITAÇÃO

McCain: Aberto a ajudar os donos de imóveis a lidar com execuções de hipotecas caso eles sejam "emprestadores legítimos", e não especuladores.

Obama: Abatimento de impostos abrangendo 10% dos juros anuais pagos por "proprietários de imóveis em dificuldades".

IMIGRAÇÃO

McCain: Patrocinou em 2006 um projeto de lei que permitiria aos imigrantes ilegais que permanecessem, trabalhassem e se candidatassem à cidadania americana depois de aprender inglês, pagar multas e impostos atrasados e passar por checagem de antecedentes.

Obama: Votou em 2006 a favor da regularização da situação dos imigrantes ilegais, mas também com a condição de que aprendessem inglês e pagassem multas e impostos atrasados.

IMPOSTOS

McCain: Prometia não elevar impostos, mas depois voltou atrás dizendo que nada pode ser descartado para que os serviços sociais tenham liquidez.

Obama: Diz que aumentará o imposto sobre a renda dos mais ricos, assim como as alíquotas sobre dividendos e ganhos de capital. Elevaria os impostos corporativos.

PENA DE MORTE

McCain: Apóia a expansão da pena de morte pela justiça federal e a imposição de limites a recursos jurídicos.

Obama: Defende a pena de morte para punir os responsáveis por crimes em que haja "uma plena manifestação da indignação da comunidade".

SAÚDE PÚBLICA

McCain: Sem planos de cobertura universal.

Obama: Cobertura universal para crianças, mas não obrigatoriamente para os adultos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]