• Carregando...
 |
| Foto:

Pequim - A população da China cresceu o equivalente a "uma Turquia" no decorrer da última década e o país mais populoso do mundo alcançou a marca de 1,34 bilhão de habitantes, segundo dados do censo realizado no ano passado divulgados ontem.

Os novos números mostram um aumento populacional de 73,9 milhões entre 2001 e 2010, ligeiramente superior a toda a população atual da Turquia. A taxa de crescimento, porém, é mais baixa que nas décadas anteriores e reflete os resultados da política do filho único adotada pelo país, que permite um filho para as famílias urbanas e dois para as rurais.

O recenseamento revelou ainda que a proporção de idosos no país aumentou, enquanto a de jovens caiu bastante. Pessoas com 60 anos ou mais somam 13,3% da população, cerca de 3% mais que em 2000. Pessoas de até 14 anos somaram 16,6%, 6,3% menos que há uma década.

Preocupação

O rápido envelhecimento da po­­pulação gerou preocupações sobre se o país será capaz de sustentar seu alto crescimento econômico, pois menos jovens estão dispostos a trabalhar nas fábricas e construir as estradas que transformaram o país na segunda maior economia mundial.

Outro resultado é que metade da população chinesa agora é urbana: 49,7% vive em cidades, 36% a mais que há dez anos, uma marca histórica para o país de longa tradição rural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]