• Carregando...

Um policial de Cleveland que matou dois suspeitos negros desarmados em um carro em novembro de 2012, durante uma perseguição na qual pelo menos 137 tiros foram disparados, foi inocentado após um mês de julgamento. Na decisão, o juiz alegou que as mortes de Timothy Russell e Malissa Williams não constituíram homicídio voluntário por parte de Michael Brelo, hoje com 31 anos. A cidade começou a receber protestos logos após o veredicto.

Dos 13 policiais que participaram da perseguição que terminou com as mortes, apenas Brelo foi indiciado. De acordo com a promotoria, ele esperou que o veículo parasse e deu 15 tiros à queima-roupa, quando os suspeitos já não eram uma ameaça. Aparentemente, a dupla era procurada por estouros de dentro do carro, que seriam do motor. Se fosse considerado culpado de homicídio culposo pelas duas mortes, Brelo poderia pegar até 22 anos de prisão.

Dezenas de manifestantes logo se reuniram em torno do tribunal local, gritando “mãos ao alto, não atire”. Outras ruas ao redor foram fechadas. O prefeito de Cleveland, Frank Jackson, pediu calma nos protestos. “Este é um momento que nos definirá como um povo, enquanto seguimos adiante “, afirmou.

O comissário de polícia local afirmou que Brelo continuará suspenso sem remuneração após o veredicto. O processo administrativo contra ele e os outros 12 policiais envolvidos continuam sob um processo administrativos.

O Departamento de Justiça disse que está avaliando todas as opções legais após Brelo ser inocentado. A família de Russell também condenou a decisão. “Fugir não te dá o veredicto de pena de morte, e jamais deveria ter provocado a morte dos dois no caso. O policial está longe de ser inocente aí “, criticou o advogado da família.

A polícia de Cleveland acumula vários incidentes que resultaram em ferimentos ou mortes de jovens negros. No mais recente, em 2014, a polícia matou Tamir Rice, garoto de 12 anos que brincava com uma réplica de arma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]