• Carregando...

Quatro jornalistas, entre empregados e ex-funcionários do tabloide britânico "The Sun", e um policial foram detidos neste sábado (28) por envolvimento no caso das escutas ilegais do extinto "The News of the World", informou a Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres).

A Polícia Metropolitana de Londres detalhou que os cinco detidos, com idades entre 29 e 56 anos, foram capturados em diferentes locais em Londres e Essex, suspeitos de pagar supostos subornos a jornalistas e policiais no escândalo.

O agente, de 29 anos e lotado no departamento de vigilância territorial da Polícia Metropolitana, foi detido em serviço em uma Delegacia no centro de Londres.

Sua detenção ocorreu sob a suspeita de "corrupção, má conduta no exercício da profissão em uma repartição pública e conspiração com relação aos dois delitos".

Este é o segundo policial detido em serviço dentro dessa operação. Em dezembro uma agente de 52 anos foi presa e depois colocada em liberdade após o pagamento de fiança.

Os demais detidos são os ex-diretores do "The Sun" Fergus Shanahan e Graham Dudman, o atual diretor da seção de fatos, Mike Sullivan, e o chefe de informação, Chris Pharo, do mencionado tabloide, conforme a rede britânica "BBC".

Os detidos estão sendo interrogados como suspeitos de corrupção, de ajudar a instigar a má conduta em uma repartição pública e de conspiração com relação aos esses delitos.

Segundo a Polícia Metropolitana, as detenções ocorreram por causa de informação facilitada pelo News Corporation, o conglomerado empresarial do magnata australiano Rupert Murdoch.

A Polícia está vistoriando agora os escritórios que o grupo News International - a divisão britânica do News Corporation - tem no bairro de Wapping, ao leste de Londres.

Um porta-voz da Scotland Yard explicou que a operação "tem relação com os pagamentos suspeitos feitos por policiais".

Com estas já são 13 as detenções feitas na chamada "Operação Elveden", que investiga possíveis subornos a agentes, e que corre em paralelo a investigação policial sobre a espionagem jornalística do rotativo britânico fechado em julho.

O juiz britânico Brian Leveson investiga atualmente a ética jornalística em relação aos grampos ilegais que durante anos realizou o tabloide "The News of the World", que interceptou telefones de ricos e famosos para obter exclusivas.

Em 2006 se tornou pública a espionagem jornalística, mas a investigação foi fechada depois, embora a Polícia tenha começado uma nova em janeiro.

O escândalo se agravou no ano passado com a revelação de que foram grampeados telefones de vítimas de crimes, terrorismo e de soldados mortos em combate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]