• Carregando...
trump michigan
Presidente dos EUA, Donald Trump| Foto: MANDEL NGAN/AFP

O Washington Times relata que a campanha de Donald Trump abandonou o processo federal no Michigan, pelo qual contestava mais de um milhão de cédulas pelo correio na esperança de impedir o governo estadual de certificar o resultado da eleição. É claramente uma medida para salvar as aparências: o processo não tinha chance de sucesso e a justificativa que a campanha deu para desistir do caso é imprecisa.

A campanha alegou que o processo estava sendo retirado "como resultado direto da obtenção do alívio que buscávamos", o que Rudy Giuliani, advogado do presidente, era "impedir que a eleição em Wayne County seja certificada prematuramente antes que os residentes possam ter certeza de que todos os votos legais foram contados e todos os votos ilegais não foram contados". Giuliani estava se referindo ao anúncio feito pelos dois membros republicanos do conselho eleitoral do condado de Wayne, de que eles gostariam, mais uma vez, de mudar o seu voto sobre a certificação do resultado da eleição no condado.

Na realidade, porém, a votação em Wayne foi, e continua sendo, certificada, pelo menos no nível do condado. De acordo com relatórios atuais, o presumível presidente eleito Joe Biden derrotou o presidente Trump por mais de 322.000 votos no condado de Wayne, reduto democrata tradicional que inclui Detroit.

Durante uma reunião tumultuada na noite de terça-feira (17), os membros do Partido Republicano do conselho, Monica Palmer e William Hartmann, votaram inicialmente contra a certificação, criando um impasse de 2 a 2 com seus dois colegas democratas. Depois de uma discussão vitriólica, que incluiu acusações de racismo sobre o que foi retratado como uma tentativa de privar de direitos uma cidade predominantemente afro-americana, os republicanos mudaram de ideia. Ao fazer isso, eles disseram que haviam obtido garantias de que haveria uma auditoria da contagem das cédulas.

Consequentemente, a votação para certificar o resultado da eleição no condado de Wayne foi unânime, 4–0.

Na quarta-feira, no entanto, Palmer e Hartmann anunciaram em declarações juramentadas que estavam "rescindindo" seus votos de certificação. Este anúncio não tem efeito jurídico, uma vez que não existe nenhum mecanismo na legislação estadual para tal rescisão. Os dois membros do Partido Republicano dizem que foram coagidos a votos “sim” e estão ofendidos porque a secretária de Estado de Michigan, Jocelyn Benson, não considerou vinculativas quaisquer garantias de auditoria que lhes foram dadas.

Uma porta-voz do gabinete de Benson afirmou que o trabalho do condado de Wayne foi concluído. Como explicou Jim Geraghty, a próxima etapa é que as certificações do condado de Michigan sejam transmitidas ao conselho estadual de apuração para a certificação completa dos votos do estado. Biden venceu o estado por mais de 157.000 votos, então a certificação da votação no estado significa a vitória da lista dos delegados democratas, que dariam a Biden os 16 votos de Michigan no Colégio Eleitoral.

Processos

No entanto, a campanha de Trump usou as supostas rescisões como uma oportunidade para declarar o que vê como uma vitória aparente e abandonar o processo federal que ajuizou no Michigan. Ele foi retirado na quinta-feira (19). Claramente, a campanha tinha poucas esperanças em relação a ele. Há apenas dois dias, a juíza distrital dos EUA, Janet Neff, expressou perplexidade porque a campanha ainda não havia apresentado sua queixa à secretária Benson e ameaçou encerrar o caso "por falha em processar diligentemente".

O processo era semelhante ao processo federal que a campanha está movendo na Pensilvânia. Conforme expliquei em outro texto, esse processo foi drasticamente reduzido no fim de semana, precisamente porque os relatos de fraude nas quais a campanha inicialmente se baseou foram inúteis.

Para ser claro, abandonar esses relatos não foi uma admissão de que a fraude não existiu; foi um reconhecimento de que as reivindicações, pelo menos conforme formuladas atualmente, não estão caracterizadas sob a lei federal americana. Existem várias razões para isso, mas as principais também se aplicam às alegações cognatas no agora abandonado processo do Michigan: os tribunais não aceitarão alegações de irregularidades eleitorais, a menos que o que possa ser provado faça diferença no resultado; e alegações abrangentes de que as autoridades estaduais não cumpriram as leis estaduais muitas vezes não são reconhecidas no tribunal federal.

Enquanto a campanha de Trump continua a alegar publicamente que uma fraude em escala gigantesca ocorreu em Detroit, os dois membros do Partido Republicano do conselho eleitoral em Wayne County levantaram objeções muito mais modestas. Elas envolveram incompatibilidades entre o número de votos registrados como lançados e o número de votos contados. Em sua coluna no site Politico, Rich Lowry cita uma reportagem do Detroit Free Press de que as disparidades na maioria dos distritos e conselhos eleitorais somavam três ou menos votos, acumulando um total geral de 387 votos.

Resumindo: a campanha de Trump desistiu de seu processo federal alegando fraude eleitoral no Michigan, particularmente no condado de Wayne. O conselho de apuração eleitoral de Wayne certificou a votação, no entanto, e a "rescisão" post facto dos membros republicanos do conselho não tem força legal. A ação agora passa do nível do condado para o estadual, e a lei de Michigan exige a certificação final da votação em 23 de novembro.

*Andrew C. McCarthy é pesquisador sênior do National Review Institute, editor da National Review e autor de "Ball of Collusion: The Plot to Rig an Election and Destroy a Presidency".

© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]