• Carregando...
Pessoas trabalhando dentro do escritório | Divulgação
Pessoas trabalhando dentro do escritório| Foto: Divulgação

Quando olhei na janela e vi o Hawthorne Street, um galpão enorme, em San Francisco, o lugar parecia deserto. Talvez a Automattic, a empresa proprietária da WordPress, já tenha abandonado o antigo armazém de 14 mil metros quadrados, reformado há apenas quatro anos.

Os longos projetos de trabalho ainda estavam lá, as cadeiras ainda aguardavam funcionários com seus de laptops, também um telão para apresentações, e alguns computadores ainda estavam nas mesas. Mas ninguém parecia estar por perto.

Então, na parte de trás da sala que parecia uma caverna, atrás de um monitor grande, eu vislumbrei o topo de uma cabeça. O único ocupante do escritório me recebeu, se identificando como Dan.

Expliquei que estava curioso para ver o lugar onde a Automattic diz que está deixando de lado porque poucos funcionários realmente o usam. Além do espaço de trabalho do piso térreo, Dan me mostrou o andar de cima do salão, que era igualmente não havia ninguém. Ele disse que ele é um dos poucos funcionários que vivem em São Francisco e aparece por ali duas ou três vezes por semana.

Contraste

O anúncio da Automattic é um forte contraste com a recente decisão da IBM de encerrar seu programa de trabalhos a distância, que acontece há muito tempo. Depois de décadas da política de home office, a empresa disse aos funcionários que eles deveriam voltar para o escritório ou encontrar emprego em outro lugar. Ao juntar as equipes na vida real, a IBM espera uma melhor colaboração e tempos de resposta mais rápidos.

As duas empresas pregam pelo trabalho presencial, isso permite que as empresas ampliem sua base de contratação, incluindo pessoas que não podem se mudar, cujas obrigações familiares seguram elas em casa ou que simplesmente essas pessoas odeiem viajar

Nem todo funcionário tem que viver no mesmo lugar, e essa é uma vantagem especialmente grande à medida que os preços da habitação aumentam em centros tecnológicos como San Francisco. À medida que a força de trabalho da Automattic cresceu de cerca de 100, para 500, o número de moradores locais nunca ultrapassou 30.

A desvantagem é claro, é que você perca as vantagens da comunicação cara-a-cara, o brainstorming improvisado, e o compartilhamento de conhecimento. As pistas sutis de expressão facial e linguagem corporal, camaradagem e amizades de escritório, e o cotidiano diário de uma empresa comum.

Solidão

Trabalhar sozinho pode deixar as pessoas solitárias, e os seres humanos são instintivamente sociais. Ao acabar com o home office, os funcionários da IBM esperam que eles possam melhorar sua produção para produzir melhores resultados.

Porém, as pessoas não trabalham de casa apenas por conveniência. Muitos fazem isso para que eles possam realmente fazer o seu trabalho. Trabalhando em casa, "consegui ser muito mais produtivo em um período muito menor do que quando eu estava no escritório, porque não havia distrações de trabalhar em um lugar tão barulhento", lembra a consultora de tecnologia aposentada Beth Donovan, que Implementou e apoiou software de gerenciamento de sistemas empresariais para hospitais. "O que faço requer concentração", diz o consultor editorial Jeremy Lott, "e os escritórios contém muitas distrações".

Se todos no seu local de trabalho estiverem usando fones de ouvido, você conhece bem esse problema. Os funcionários dedicados odeiam os escritórios grandes por boas razões. Com muita gente falando em um escritório, o engenheiro de software Kurt Duncan diz: "Há dias em que eu quero jogar coisas neles".

O convívio forçado pode ser sociável e bom para o brainstorming informal, mas também é barulhento e distrativo - justamente por isso, os escritórios têm pisos de concreto, tetos altos e não são tão pequenos e com muitas decorações. Se eu trabalhasse para a Automattic, eu também não viria muito, mesmo que eu vivesse ao lado.

Distrações

Na verdade, pessoas mais velhas, com idade suficiente para para lembrar dos maquinistas de redação de notícias podem afirmar, o antigo modelo de espaço lotado teve uma vantagem em relação à atual. O ruído da máquina foi substituído por um de fundo, fazendo conversas de trabalho, incluindo chamadas de telefone antiquadas.

Em meio ao toque silencioso das teclas do computador, cada voz se torna uma distração. Um efeito possível: os colegas de trabalho se evitam em conversas que poderiam ser produtivas, para ampliação do trabalho em conjunto.

E o problema está piorando. Em um comércio cada vez mais caro, as empresas estão economizando dinheiro em locações de escritório, envolvendo uma estratégia de "densificação".

O espaço médio de uma pessoa que trabalha em um escritório nos EUA caiu de 250 a 300 metros quadrados, para cerca de 175, no ano passado, e vai cair cada vez mais. “Empacotar” as pessoas mais próximas pode permitir que as empresas se localizem em edifícios mais agradáveis ou em locais melhores, e os funcionários geralmente dizem que estão procurando espaços mais colaborativos.

“Espaços colaborativos”

Mas, os trabalhadores conhecem a verdade. Esses espaços de trabalho "colaborativos" são como os hotéis que dizem que estão salvando o planeta, não lavando suas toalhas. É uma boa história, talvez parcialmente verdadeira, mas não a verdadeira razão.

Orçamentos apertados e escritórios lotados não são novidades, é claro. As fotos do século anterior mostram os trabalhadores sentados com uma cara de cansado nas mesas não tão diferentes das que se vê na Automattic. Mas estes não eram "funcionários de conhecimento", pagos para resolver problemas difíceis e criar novas idéias.

Eles estavam em uma produção em série, de colarinho branco, fazendo tarefas rotineiras, repetitivas e bem definidas: emissão de faturas, registro de pagamentos, digitação de cartas padronizadas, envio de pedidos. O ambiente do escritório não era uma distração porque todos tinham a cabeça baixa. A conversa ficava para os intervalos.

Se você precisa de funcionários para conversar um com o outro e fazer um trabalho cerebral difícil, no entanto, aumentar a união não é uma boa ideia. Não há uma única boa resposta para a escolha home office x escritório, apenas considerações dos dois lados.

Dar voz aos os empregados dedicados que desejam escapar do escritório pode ser uma boa alternativa para tornar o ambiente menos estressante. Se você deseja que os “funcionários de conhecimento” se sintam bem ao escritório, equilibre a sociabilidade e o silêncio.

Torne menos complicado a conversa entre eles, obviamente sem um se atravessar no pensamento do outro. E também mostre a eles que ali estão confortáveis para serem ouvidos, e até mesmo pensar em suas próprias atitudes.

Traduzido por: Guilherme Dias
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]