Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
“amor perigoso”

Poster chinês “alerta” funcionárias públicas sobre namorados espiões

Cartaz foi afixado em repartições do governo local de Pequim, em celebração ao primeiro Dia da Educação sobre a Segurança Nacional

 | South China Monrning Post/Reprodução
(Foto: South China Monrning Post/Reprodução)

A jovem funcionária pública chinesa conhece um estrangeiro que se apresenta como um acadêmico interessado tanto na moça quanto na China. Encantada, a Pequena Li passa inocentemente a David informações de seu trabalho (no setor de propaganda do governo). Depois disso, ele some e, quando a polícia bate à porta da jovem, ela descobre que David era um espião. O casal é preso.

“Amor perigoso” é a história em quadrinhos que ilustra um poster chinês afixado em repartições do governo local de Pequim, em celebração ao 1º Dia da Educação sobre a Segurança Nacional.

Segundo o site China Law Translate, uma plataforma colaborativa de traduções do chinês, a campanha também pode ser vista em comunidades residenciais e nos hutongs, bairros tradicionais da capital.

A tradução da história postada no site conta que a Pequena Li inicialmente resiste ao pedido do estrangeiro para entregar dados de seu trabalho.

“Não posso, tenho um sistema de confidencialidade”, diz a moça, de acordo com o China Law Translate. “Querida, você ainda precisa manter segredos de mim?”, responde o namorado.

A agência estatal de notícias Xinhua informou, na sexta-feira (15), que, segundo o Ministério da Justiça do país, panfletos, pôsters e animações haviam sido distribuídos em órgãos públicos, escolas, empresas e residências por ocasião do dia educativo.

Em julho de 2015, explica a agência, o Congresso chinês aprovou a lei de segurança nacional, escolhendo o dia 15 de abril como uma data para “fortalecer a consciência da segurança nacional junto ao público”.

A lei é bastante ampla e, segundo especialistas, pode dar respaldo ao aperto no cerco à sociedade civil, que tem marcado o governo do presidente Xi Jinping.

Sentença de morte

Também pela celebração da data educativa, nesta segunda (18) a TV estatal CCTV informou que um chinês foi condenado à morte acusado de vazar e vender mais de 150 mil documentos reservados.

Segundo a CCTV, os documentos revelavam segredos militares e foram vazados para uma agência estrangeira não identificada de espionagem.

Huang Yu, um ex-técnico de computador em uma empresa chinesa especializada em criptografia, recebeu US$ 700 mil pelos dados, repassados entre 2002 e 2011, ainda de acordo com a TV estatal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.