• Carregando...

Viena – As principais potências mundiais firmaram ontem um acordo que prevê um pacote de "ofertas" e "exigências" para pressionar o Irã a suspender seu programa nuclear. "Acreditamos oferecer ao Irã a chance de obter um acordo negociado com base na cooperação", disse a chanceler britânica, Margaret Beckett, em entrevista coletiva, acrescentando que as potências estão preparadas para suspender a ação do Conselho de Segurança da ONU caso Teerã desista de enriquecer urânio.

Antes, o Irã rejeitou as condições impostas pelos EUA para uma negociação direta. O Ocidente acusa Teerã de desenvolver armas nucleares, mas a República Islâmica garante que seu programa é voltado exclusivamente para a geração de eletricidade com fins civis.

O acordo das principais potências foi obtido em Viena (Áustria), onde se reuniram os ministros de Relações Exteriores de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China (todos membros permanentes do Conselho de Segurança) e Alemanha, além do chefe de política externa da União Européia, Javier Solana. Os termos do acordo não foram detalhados. Entre os incentivos propostos ao Irá estaria a construção de um reator de água-leve e garantias de fornecimento internacional de combustível nuclear.

O anúncio da oferta levou a cotação do petróleo para abaixo dos 71 dólares por barril, mantendo uma tendência iniciada quando os EUA sinalizaram a intenção de negociar diretamente com Teerã, apesar de os dois países não manterem relações diplomáticas desde 1980.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]