Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
AIEA

Potências mundiais e Irã começam negociação nuclear em Bagdá

O Irã deseja a suspensão de sanções econômicas como resultado das conversas, enquanto as seis potências esperam obter concessões sobre o enriquecimento de urânio do país

Chefe de política estrangeira da União Europeia Catherine Ashton comanda reunião entre Irã e Grupo 5+1 em Bagdá | REUTERS/Government Spokesman Office/Handout
Chefe de política estrangeira da União Europeia Catherine Ashton comanda reunião entre Irã e Grupo 5+1 em Bagdá (Foto: REUTERS/Government Spokesman Office/Handout)

Seis potências mundiais e o Irã começaram negociações em Bagdá nesta quarta-feira com o objetivo de avançar em busca de uma solução para o polêmico programa nuclear iraniano, disseram diplomatas.

O Irã deseja a suspensão de sanções econômicas como resultado das conversas, enquanto as seis potências - EUA, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha - esperam obter concessões sobre o enriquecimento de urânio do Irã, que elas suspeitam ter como objetivo a obtenção de um arsenal nuclear.

"Eles acabaram de começar a primeira plenária", disse um diplomata ocidental.

Segundo diplomatas, a rodada de negociações em Bagdá, apenas a segunda desde a retomada das conversas entre as partes há mais de um ano, pode resultar em concessões iniciais de ambos os lados. Mas uma solução ainda está longe.

O Irã insiste em seu direito de enriquecer urânio para fins pacíficos cumprindo as leis internacionais, e garante que seu programa nuclear tem como objetivo apenas a geração de energia e o uso em tratamentos médicos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.