• Carregando...
Rutte apresentou renúncia | Jerry Lampen/AFP
Rutte apresentou renúncia| Foto: Jerry Lampen/AFP

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, continuará interinamente no cargo até que um novo governo seja formado. Ontem, em discurso no Parlamento, ele afirmou que as eleições antecipadas podem ocorrer no dia 12 de setembro. Após a escolha do novo governo, a rainha Beatriz da Holanda aceitará formalmente a renúncia de Rutte, apresentada na segunda-feira.

No Parlamento, o primeiro-ministro buscou conquistar o apoio da oposição para aprovar um conjunto de medidas de austeridade que visa reduzir o déficit orçamentário para menos de 3% do PIB em 2013. Ele afirmou que todos os partidos políticos devem assumir a responsabilidade de resolver os problemas do país. A Holanda tem o prazo final para entregar seu projeto de orçamento em 30 de abril, à sede da União Europeia (UE) em Bruxelas. O projeto precisa explicar como o país planeja reduzir seu déficit público de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) para 3%, como prevê a legislação da UE.

A Holanda, contudo, ainda tem uma situação financeira que é considerada privilegiada na Europa. É um dos quatro países classificados com nota AAA pelas agências de classificação de risco e sua dívida pública nacional está abaixo de 70% do PIB. A economia, contudo, está em recessão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]