• Carregando...
Netanyahu: mal-estar com colonos | Uriel Sinai/Reuters
Netanyahu: mal-estar com colonos| Foto: Uriel Sinai/Reuters

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, encarregou a um juiz a tarefa de criar uma equipe para estudar uma forma de legalizar retroativamente as colônias judias em território palestino, construídas sobre terrenos privados.

Segundo o serviço de notícias israelense "Ynet", o juiz Edmon Levy redigirá um relatório avaliando as distintas ferramentas jurídicas que poderiam ser utilizadas para legalizar assentamentos. A legislação israelense também considera ilegais (para a legislação internacional, todas as colônias em território ocupado são ilegais).

O chefe do Governo israelense tenta se aproximar dos colonos, entre os quais há uma parte importante de seus eleitores, dias antes da realização na próxima terça-feira de eleições primárias em seu partido, o direitista Likud.

A decisão acontece em um mo­­mento de mal-estar entre essa co­­munidade com Netanyahu por seu anúncio de que cumprirá as ordenes do Tribunal Supremo e des­­mantelará o assentamento de Migrón, no norte da Cis­­jor­dânia.

Na quarta-feira, o Parla­mento israelense debaterá uma norma que propõe a legalização dos assentamentos construídos sobre terras particulares palestinas em troca de compensação aos proprietários.

O projeto de lei, apresentado por cerca de 20 deputados de diferentes partidos, propõe proibir esvaziar assentamentos se os donos da terra não apelarem aos tribunais antes de quatro anos desde sua ocupação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]