• Carregando...

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que a justiça social e as reformas políticas para conter a corrupção guiarão a política no próximo ano, no final da sessão anual do parlamento fechada com a aprovação histórica da lei de propriedade.

O premiê, que tornou a limitação do rápido crescimento da China com economia de energia e gastos no interior o principal tema do Parlamento neste ano, advertiu também que o crescimento dos investimentos está muito rápido e que o desenvolvimento não está estável, nem balanceado.

``As duas grandes tarefas são primeiro concentrar nossas energias no desenvolvimento das forças produtivas da economia e, segundo, avançar a justiça social'', disse Wem em coletiva de imprensa.

``A velocidade de uma frota não é determinada pelo barco mais rápido, mas sim pelo mais lento.''

Delegados do Congresso Nacional Popular, que costumam ratificar as políticas do Partido Comunista, fecharam a sessão com a aprovação da lei de propriedade, que pela primeira vez protege de maneira explícita a propriedade privada.

Eles aprovaram também um imposto de renda corporativo que acaba com o tratamento preferencial para empresas estrangeiras, unificando as taxas em 25 por cento. A medida reflete a determinação da China de afastar sua economia das exportações e de manufaturados baratos.

Wen disse que a China precisa concentrar-se em grupos deixados de fora do rápido crescimento do país, que se tornou a quarta maior economia do mundo, principalmente agricultores.

``As prioridades são agora...diminuir as diferenças de renda e construir redes de segurança social para cobrir as cidades e o campo'', disse.

Os crescentes protestos na China, incentivados por casos de corrupção, roubos de terra e diferenças entre pobres e ricos, que ameaça a estabilidade, ressalta as preocupações da liderança.

Wen ressaltou também a necessidade de melhoria na qualidade das empresas e na administração nos mercados de capital, já que os níveis de ações chinesas subiram muito além dos patamares internacionais, provocando temores de uma bolha especulativa.

``Dou atenção ao desenvolvimento do mercado de ações, mas dou mais atenção ainda à saúde do mercado de ações'', disse Wen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]