• Carregando...

O premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, ridicularizou ontem em um comício os ativistas que protestam contra o seu governo. Erdogan fez um elogio aos apoiadores e ao público em geral pela oposição ao que chamou de "conspiração" contra seu país. No sábado, ele já havia dito considerar que os protestos que ocorrem no Brasil há duas semanas são, assim como os turcos, parte de uma "conspiração internacional".

"Eles [os manifestantes] pensaram que as pessoas não diriam nada. Disseram: vamos queimar e destruir e fazer o que quisermos, mas as pessoas não farão nada", disse. O ato em favor do premiê reuniu milhares na cidade de Erzurum, no leste do país. Este foi o quinto ato que Erdogan convocou desde que os protestos começaram em Istambul, em um desafio ao seu governo de dez anos.

Também no sábado houve um novo confronto entre os manifestantes e a polícia na Praça Taksim, em Istambul. No discurso aos partidários, Erdogan defendeu a polícia de choque que disparou canhões d’água contra as multidões.

Os confrontos de sábado ocorreram depois de milhares de manifestantes se reunirem na praça para lembrar a morte dos três manifestantes e de um policial nos protestos anteriores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]