• Carregando...

Atenas – Os incêndios que assolam a Grécia desde sexta-feira atingiram em cheio o governo do primeiro-ministro Kostas Karamanlis, que chegará enfraquecido às eleições gerais no mês que vem. O premier recebeu ontem duras críticas a respeito da demora no combate ao fogo e também por ter disseminado o pavor na população ao colocar a culpa em supostos terroristas.

Uma pesquisa divulgada ontem mostrou que a diferença entre o partido governista Nova Democracia, de Karamanlis, e o partido socialista Pasok, de George Papandreou, diminuiu para 1%.

A oposição tem usado a tragédia, a revolta da população e a fúria da imprensa para ganhar votos. "Infelizmente, o governo se mostrou incompetente", disse Papandreou.

Contando com ventos fracos pelo terceiro dia seguido e com a ajuda de bombeiros de outros países, o governo grego anunciou um progresso no combate ao fogo, especialmente na península do Peloponeso e na ilha de Evia, ao norte de Atenas. Apenas uma pessoa morreu ontem vítima dos incêndios, que já consumiram 2 mil quilômetros quadrados.

Muitos dos que conseguiram se salvar, contaram o drama que passaram ao escapar da morte. Na vila de Makistos, o agricultor George Dimopoulos foi surpreendido com a chegada do fogo. Sem água, ele recorreu aos 300 litros de vinho produzidos por ele. Rapidamente, ele derramou o vinho, litro por litro no irrigador e salvou sua casa. "Não havia mais nada a fazer", disse.

Outros não tiveram a mesma sorte. Só na região de Makistos foram cerca de 30 mortos, quase a metade do total de 64 registrados até a noite de ontem.

No vilarejo de Artemida, vários aldeões tentaram escapar de carro, mas nove morreram em um engavetamento causado pela fumaça na estrada. O calor derreteu todos os veículos. Os que conseguiram sobreviver, fugiram a pé para a encosta de um morro.

Perto dali, equipes de resgate encontraram pelo menos 23 cadáveres. Entre eles havia quatro crianças envolvidas pelo corpo da mãe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]