• Carregando...
Os primeiros-ministros da Polônia, Mateusz Morawiecki; da República Tcheca, Pietr Fiala, e da Eslovênia, Janez Jansa, estão nesta terça-feira (15) na Ucrânia.
Os primeiros-ministros da Polônia, Mateusz Morawiecki; da República Tcheca, Pietr Fiala, e da Eslovênia, Janez Jansa, estão nesta terça-feira (15) na Ucrânia.| Foto: EFE/EPA/ZURAB KURTSIKIDZE

Os primeiros-ministros da Polônia, Mateusz Morawiecki; da República Tcheca, Pietr Fiala, e da Eslovênia, Janez Jansa, estão nesta terça-feira (15) na Ucrânia, partindo para Kiev, em uma missão definida pela União Europeia (UE).

Os premiês viajaram de trem até o território ucraniano, segundo informou o porta-voz do Executivo da Polônia, Piotr Müller. Em Kiev, o objetivo dos três líderes é realizar reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro do país, Denys Shmyhal.

A visita acontece enquanto seguem ocorrendo os bombardeios russos sobre a capital ucraniana. Segundo Müller, a viagem foi acordada na última cúpula informal da UE, realizada na semana passada, em Versalhes, na França.

Além disso, foram informados da viagem o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, assim como representantes do governo dos Estados Unidos, de acordo com o porta-voz do governo polonês.

O objetivo é "confirmar o apoio inequívoco da UE à soberania e independência da Ucrânia, além de apresentar um amplo pacote de ajudas", disse Müller.

O representante do governo polonês destacou que os três primeiros-ministros formam uma delegação que "representa, de fato, a União Europeia".

A visita foi organizada a partir de um consenso entre o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]