• Carregando...

Nova Iorque (EFE) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas(CS) decidiu prorrogar por um ano a permanência da força multinacional no Iraque, após solicitação do governo interino do país. Segundo o texto aprovado por unanimidade pelos 15 integrantes do Conselho, a força multinacional liderada pelos Estados Unidos poderá ficar no Iraque pelo menos até 31 de dezembro de 2006. O Conselho decidiu que a ação das tropas estrangeiras será adiada até 15 de junho do ano que vem, e que o contingente militar será retirado antes, caso o governo iraquiano assim o solicitar.

A decisão também renova, até o final de 2006, o Fundo de Desenvolvimento para a Reconstrução do Iraque, dispositivo financeiro onde são depositados royalties da venda de petróleo e derivados do país. O fundo é supervisionado por um Conselho de Assessoria e Supervisão Internacional (Iamb, na sigla em inglês), criado pelo Conselho de Segurança para zelar pelo bom uso dos lucros.

O Conselho denunciou irregularidades na gestão do fundo em diferentes ocasiões, nas quais os gastos dos Ministérios iraquianos não foram registrados e o governo não apresentou a documentação necessária para auditar as contas. O embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, disse que a adoção da resolução demonstra o apoio do Conselho de Segurança a "um Iraque pluralista e democrático".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]