• Carregando...

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, negou o convite para se reunir neste domingo (25) com o presidente Barack Obama, disse um funcionário americano à agência AFP.

O encontro aconteceria na base aérea de Bagram, nas redondezas da capital Cabul, onde Obama se reuniu com forças americanas durante uma visita surpresa ao país.

Segundo a agência, o funcionário afirmou não estar surpreso pela resposta negativa de Karzai, considerando a falta de tempo para preparar o encontro.

O presidente dos Estados Unidos aterrissou no Afeganistão neste domingo (25) para uma visita surpresa a uma base norte-americana a fim de agradecer as tropas que se preparam para deixar o país depois de quase 13 anos de guerra.

Após sair de Washington na noite deste sábado (24) a bordo do Air Force One, Obama voou mais de 13 horas para fazer uma visita de algumas horas à base aérea de Bragam -localizada perto de Cabul-, a principal base dos EUA no Afeganistão.

Discurso

No discurso que fez às tropas durante a visita, Obama prometeu levar a guerra mais longa dos EUA a um "fim responsável".

Ele também disse que logo deve sair a decisão de manter um pequeno contingente militar para ajudar a proteger os "ganhos obtidos" nos quase 13 anos de combate.

O presidente afirmou que a guerra chegou a um ponto crucial, com as forças afegãs assumindo a responsabilidade primária pela segurança de seu país.

"Em 2015, muitos dos 32,8 mil soldados americanos no Afeganistão deverão partir. Para muitos de vocês, essa será sua última excursão ao Afeganistão."

"A guerra da América no Afeganistão logo chegará a um fim responsável."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]