• Carregando...
Armen Sarkissian, em registro de 2020
Armen Sarkissian, em registro de 2020| Foto: Arquivo EFE

O presidente da Armênia, Armen Sarkissian, anunciou neste domingo (23) sua renúncia por falta de poder para influenciar a política interna e externa do país. "Vivemos uma realidade (...) em que o presidente não pode vetar leis que considera inconvenientes para seu povo e para o Estado", disse Sarkisian, nomeado pelo Parlamento em março de 2018, em mensagem publicada no site da presidência armênia.

A renúncia do presidente de 68 anos ocorre em meio a tensões com o governo liderado pelo primeiro-ministro Nikol Pashinyan, a quem Sarkisian pediu para deixar o poder após a derrota do país no conflito por Nagorno-Karabakh com o Azerbaijão. "Pensei muito nisso e depois de quatro anos de trabalho intenso tomei a decisão de deixar o cargo de chefe de Estado", disse Sarkisian.

O político afirmou que sua decisão "não é emocional" e está relacionada à falta de ferramentas para influenciar os destinos do país em "tempos complexos" para seu povo. "Hoje, mais do que nunca, precisamos tomar medidas bem pensadas (...). Não temos o direito de cometer erros novamente", disse Sarkisian, que criticou o fato do mandatário armênio não ter poderes constitucionais para "ajudar seu país", que se tornou uma república parlamentar após um referendo em 2015.

Em declarações à Agência EFE, o diretor do Instituto do Cáucaso, Alexander Iskandaryan, destacou que a renúncia de Sarkisian é um reflexo da "crescente divisão das elites políticas" da Armênia após a guerra em Nagorno-Karabakh, em novembro de 2020.

O conflito, no qual o Azerbaijão venceu com a ajuda ativa da Turquia, significou para a Armênia a perda de quase 70% dos territórios que controlava na região desde o fim da guerra de 1992-1994. "As relações entre o presidente da Armênia e o primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, não são boas há muito tempo. Há também uma grande divisão no Parlamento", explicou Iskandaryan. No entanto, ele enfatizou que a renúncia de Sarkisian pegou muitos de surpresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]