• Carregando...

O presidente da China, Hu Jintao, iniciou neste sábado uma visita a Portugal. A visita pode marcar anúncio de compra de títulos de dívida soberana de Portugal pela China, em um sinal de acordos comerciais para impulsionar uma das economias mais ameaçadas da Europa.

Hu visitará o presidente português, Anibal Cavaco Silva, em uma reunião de caráter largamente cerimonial, neste sábado e vai se reunir com o premiê, José Socrates, no domingo, para assinar vários tratados em áreas de comércio, energia renovável e turismo.

O secretário do Tesouro de Portugal, Carlos Pina, afirmou à Reuters na quinta-feira que o país está fazendo um grande esforço para diversificar o conjunto de investidores de sua dívida soberana, com foco particular na China, considerada pelo governo como "prioridade estratégica".

Há expectativas em Portugal sobre uma repetição das promessas da China de compra de dívida e investimento para ajudar o país da zona do euro mais duramente atingido pela crise de dívida, a Grécia. A China, no mês passado, prometeu comprar bônus da Grécia quando o país retornar aos mercados.

"A China vindo a comprar dívida portuguesa dará um sinal a outros investidores de que é seguro investir, de que terão seu dinheiro de volta. A China não faz negócios ruins", disse Basilio Horta, diretor da agência de investimento e comércio de Portugal, AICEP, a jornalistas.

Preocupações de investidores de que Portugal poderá não conseguir conter o déficit orçamentário e dívida fizeram com que os prêmios de dívida saltassem este ano, aumentando a possibilidade de um pacote de ajuda semelhante ao da Grécia.

O governo socialista, minoria, mantém que vai cumprir a meta de déficit de 7,3 por cento do Produto Interno Bruto este ano e de 4,6 por cento por cento em 2011 depois que acertou um acordo com a oposição para medidas de austeridade no próximo ano.

Investidores também temem que Portugal possa cair em um novo período de recessão no próximo ano por conta das medidas de austeridade, como aumento de impostos, mas o governo aposta em aumento das exportações para evitar que a economia se contraia.

Possíveis acordos para venda de mais produtos portugueses como vinho e azeite de oliva ao país mais populoso do mundo podem ajudar Portugal a aumentar as exportações e evitar uma recessão.

Hu visita Lisboa depois de dois dias de conversas com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em que ambos alcançaram "convergência real" sobre a necessidade de reforma do sistema financeiro global. Além disso, a França disse a China que um comércio equilibrado é a melhor forma de proteger o mundo de crises futuras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]