• Carregando...

O presidente de Israel, Shimon Peres, partiu nesta segunda-feira para uma viagem ao Brasil e à Argentina, com o objetivo de conter a influência do Irã na América Latina, na segunda viagem desse tipo de um político israelense de destaque em meses.

Peres deverá chegar a Brasília nas primeiras horas da terça-feira, na primeira visita de um presidente israelense ao Brasil desde 1966. No domingo, ele irá à Argentina. A viagem acontece apenas duas semanas antes do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitar o Brasil.

O objetivo da visita de Peres é reforçar a "cooperação estratégica" entre Israel e o Brasil, bem como com a Argentina, disse a porta-voz Ayelet Frish à AFP.

"O presidente irá discutir a infiltração iraniana na América do Sul e explicar aos seus hóspedes que Israel não tem nada contra o povo iraniano, mas contra Ahmadinejad, um líder fanático que está mais interessado em enriquecer urânio que no bem-estar do seu povo", ela disse.

Israel considera o Irã um inimigo, por causa dos repetidos comunicados de Ahmadinejad questionando o Holocausto e dizendo que o Estado judeu está condenado a "ser riscado do mapa".

Em julho, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, visitou a América Latina, quando pediu ao Brasil que use seus laços com o Irã para ajudar a conter o programa nuclear iraniano.

No Brasil, Peres visitará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deverá fazer um discurso no Congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]