• Carregando...

Teer㠖 O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad disse que o mundo vai testemunhar a destruição de Israel em breve. Discursando na cerimônia pelo 18.º aniversário da morte do aiatolá Ruhollah Khomeini, líder da revolução islâmica iraniana de 1979, Ahmadinejad disse que a guerra de Israel contra o Líbano, há quase um ano, mostrou pela primeira vez que a hegemonia do regime ocupante entrou em colapso, e a nação libanesa apertou o botão da contagem dos dias até a destruição do regime sionista. "Se Deus quiser, no futuro próximo nós vamos testemunhar a destruição do corrupto regime ocupante", acrescentou o presidente iraniano.

Em Jerusalém, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que "pessoas razoáveis de todas as fés devem se unir na condenação a esse tipo de linguajar extremista e cheio de ódio. Ahmadinejad oferece apenas morte e destruição. Hoje, ele é o mais sério desafio à paz e a segurança regionais."

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Ali Hosseini, disse que poderá haver um acordo sobre a questão do programa nuclear do país se o caso deixar o âmbito do Conselho de Segurança da ONU e voltar ao da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo Hosseini, "se a revisão do programa nuclear do Irã voltar à AIEA o Irã está disposto a alcançar no curto prazo um acordo para a solução de alguns problemas remanescentes com a agência."

O porta-voz condicionou esse processo diplomático ao fim dos preparativos do Conselho de Segurança para impor novas sanções econômicas contra o Irã, caso esse país não abandone seu programa nuclear. Os EUA e seus aliados dizem que o programa nuclear iraniano tem objetivos militares; o Irã, por sua vez, sustenta que o programa é pacífico e está de acordo com as determinações do Tratado de não-proliferação Nuclear, do qual é signatário.

Na semana passada, o principal negociador iraniano para a questão nuclear, Ali Larijani, ofereceu ao Comissário de Assuntos de Segurança da União Européia, Javier Solana, cooperação para que a AIEA obtenha respostas sobre suas suspeitas em relação ao programa nuclear iraniano. Ele não fez nenhuma proposta que leve à principal exigência dos EUA e seus aliados, a de que o Irã suspenda imediatamente o enriquecimento de urânio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]