• Carregando...
O favorito na eleição para prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, à esquerda, e o concorrente Daniel Filmus, à direita | Juan Mabromata/AFP
O favorito na eleição para prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, à esquerda, e o concorrente Daniel Filmus, à direita| Foto: Juan Mabromata/AFP

Neste domingo, 2,57 milhões de portenhos definem o novo prefeito da capital argentina, numa votação que confronta o candidato do presidente Néstor Kirchner, Daniel Filmus, e seu opositor, o magnata Mauricio Macri, apontado por todas as pesquisas como o favorito.

A votação começou às 08h e se estenderá até as 18h. Os primeiros resultados oficiais são aguardados para as 21h. As pesquisas prevêem uma vitória folgada de Macri, candidato da Proposta Republicana (PRO, direita) com uma vantagem de até 25 pontos percentuais sobre Filmus, da Frente para a Vitória (peronista, situação).

Macri, de 48 anos, é presidente do popular clube de futebol Boca Juniors e é candidato à prefeito pela segunda vez, depois de perder as eleições de 2003 para Aníbal Ibarra, o ex-chefe de governo destituído em 2006 por julgamento político.

Ministro da Educação, Filmus é um sociólogo de 52 anos, discreto e de longa trajetória acadêmica.

A chegada do candidato oficial ao segundo turno foi recebida pelo governo como um sucesso num distrito que historicamente foi resistente a votar no peronismo, embora todas as pesquisas lhe atribuam uma derrota esmagadora neste domingo.

Com 3 milhões de habitantes, a capital argentina é o domicílio do governo nacional, representa o terceiro orçamento depois do da Nação e da província de Buenos Aires e é um disputado bastião político num ano de presidenciais, marcadas para outubro.

O novo prefeito assumirá o cargo em dezembro para um mandato de quatro anos, com direito à reeleição para um mandato consecutivo.

No primeiro turno, celebrado em 3 de junho, os portenhos elegeram mais de 30 legisladores que renovarão a metade das cadeiras da Legislatura (Parlamento).

Nesta ocasião, Macri conseguiu 45,62% dos votos perante os 23,77% de Filmus, mas não conseguiu os 50% mais um dos votos necessários para se eleger prefeito no primeiro turno, conforme prevê a Constituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]