• Carregando...

Depois de acompanhar o resgate de 33 mineiros, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, foi ao subterrâneo de Londres no domingo para visitar o bunker em que Winston Churchill conduziu a luta contra os nazistas.

Durante o esforço de 69 dias para salvar os mineiros, Piñera disse que tinha se inspirado nos discursos do premiê britânico feitos durante a Segunda Guerra Mundial.

O presidente chileno visitou o refúgio reforçado perto da residência Downing Street do primeiro ministro britânico e posou para foto com um grande charuto -uma das imagens mais conhecidas de Churchill da época da guerra.

Churchill teve encontros com políticos e chefes militares no refúgio que fica embaixo do prédio do Tesouro britânico. Um cômodo com mapas mostrava a situação da guerra. O local também tinha uma linha telefônica segura com os Estados Unidos e uma cama onde o premiê lia relatórios e fumava charutos.

Piñera vai se encontrar com a rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham na segunda-feira e também se reunirá com o primeiro ministro David Cameron.

"Estou trazendo a ele (Cameron) um pedaço da rocha (da mina no Chile) que ele deixará em Downing Street em homenagem à coragem, fé e esperança", disse Piñera a jornalistas do lado de fora do bunker, agora aberto ao público como um museu.

Piñera, empresário bilionário que assumiu a Presidência do Chile em março, também visitará a França e a Alemanha esta semana em um tour pela Europa planejado antes do acidente na mina chilena.

Seus índices de aprovação atingiram novo recorde nos dias seguintes ao salvamento dos 33 mineiros que ficaram presos na mina por mais de dois meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]