• Carregando...

Erbil, Iraque (AFP/Reuters) – O presidente da região autônoma curda do Iraque, Massud Barzani, pediu ontem um voto a favor do projeto de Constituição, ao retornar a Erbil, no norte do Iraque, após participar das negociações políticas sobre o texto, em Bagdá.

"Convoco o povo do Curdistão a votar sim no referendo de outubro sobre a Constituição", disse Barzani, afirmando que o texto representa uma base sólida para construir um Iraque democrático, federal e pluralista. "Quero tranqüilizar o povo do Curdistão ao dizer que este texto trará progresso e prosperidade", acrescentou, afirmando que o projeto é melhor do que a lei fundamental que rege o país atualmente.

Sobre os sunitas, cujos negociadores manifestaram reservas sobre o texto, Barzani disse que "ninguém sabe se representam todos os árabes sunitas. Se eles representarem a maioria dos árabes sunitas, o referendo o refletirá". Um dos principais partidos sunitas do Iraque disse na segunda-feira que pode apoiar a nova Constituição do país, mas exigiu mudanças no texto aprovado pelo Parlamento, dominado pelos xiitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]