• Carregando...

O presidente Hassan Rouhani ainda está decidindo quem vai liderar as negociações do Irã com as potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (20), mais de dois meses após a eleição do clérigo moderado.

Rouhani já sinalizou que o Irã está disposto a ser mais transparente sobre o programa e assumir uma postura menos agressiva nas negociações com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, o chamado P5+1.

Embora já tenha nomeado o gabinete, Rouhani ainda não anunciou quem será o novo chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional, que também exerceu o papel de principal negociador nos 10 anos de negociações nucleares do Irã com as potências.

A demora levou a especulações na mídia iraniana de que Rouhani quer transferir esse papel para o Ministério das Relações Exteriores, tradicionalmente uma instituição menos radical.

"Nos últimos 10 anos... o negociador tem sido o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional. Isso pode mudar, o senhor Rouhani pode decidir nomear outra pessoa, talvez o ministro das Relações Exteriores ou qualquer outra pessoa que ele julgue necessário", disse o porta-voz da chancelaria, Abbas Araqchi, em entrevista coletiva.

"Nós ainda estamos esperando nosso presidente anunciar qual instituição será responsável pelas negociações nucleares e, depois identificar o negociador e a equipe nuclear", disse Araqchi.

Rouhani já nomeou o pragmático Ali Akbar Salehi, ex-ministro das Relações Exteriores, para substituir o linha-dura Fereydoun Abbasi-Davani como chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, uma medida que especialistas viram como sinal de uma abordagem mais flexível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]