• Carregando...

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará o Afeganistão na segunda-feira para discutir com o presidente Hamid Karzai maneiras de trazer estabilidade ao país vizinho, informou neste domingo (7) a agência de notícias iraniana Mehr.

Ahmadinejad diz que a ocupação do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA só intensifica o apoio ao Taleban. A declaração do presidente iraniano mostra que apesar da rivalidade entre os EUA e o Irã, que é um país de maioria xiita, ambos são inimigos da milícia sunita extremista Taleban.

Apesar dos esforços dos EUA para incluir todos os vizinhos do Afeganistão em seus planos para aquele país, a iniciativa tem esbarrado na falta de relações diplomáticas entre Washington e Teerã e na tensão causada pelo programa nuclear iraniano.

Embora o Irã tenha ligações étnicas e religiosas com o Afeganistão, a produção de ópio no país vizinho vem causando um grande aumento no uso de drogas pela população iraniana. O Afeganistão produz 90% da heroína no mundo. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]