• Carregando...
Obrador divulgou telefone de jornalista do New York Times, que fez reportagem sobre uma investigação americana que teria apurado supostos pagamentos do narcotráfico ao presidente do México
Obrador divulgou telefone de jornalista do New York Times, que fez reportagem sobre uma investigação americana que teria apurado supostos pagamentos do narcotráfico ao presidente do México| Foto: EFE/José Méndez

O Instituto Nacional de Transparência e Acesso à Informação do México anunciou a abertura de uma investigação contra o presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, por ter divulgado o número de telefone de uma jornalista.

O jornal americano The New York Times publicou na quinta-feira (22) uma reportagem sobre uma investigação dos Estados Unidos que teria apurado supostos pagamentos do narcotráfico a Obrador.

Em resposta, o presidente mexicano chamou o jornal de “pasquim imundo” e divulgou, durante uma coletiva de imprensa, o telefone de Natalie Kitroeff, chefe da sucursal do New York Times para o México, América Central e Caribe.

Obrador alegou que “a autoridade política e moral do presidente do México está acima” da legislação mexicana que resguarda a privacidade e segurança de dados pessoais.

Jan-Albert Hootsen, representante do México no Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), disse à Associated Press que, num país onde pelo menos 55 jornalistas foram assassinados desde 2018, quando Obrador assumiu o cargo, a divulgação do número de telefone de uma profissional da imprensa gera um grande risco.

“A grande maioria das ameaças, do assédio e da intimidação contra repórteres deste país, tanto estrangeiros como locais, ocorre através de mensagens em aplicativos para celulares”, disse Hootsen.

Ainda na quinta-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, negou em entrevista coletiva que haja qualquer investigação sobre possíveis vínculos entre Obrador e traficantes de drogas.

No X, o New York Times manifestou preocupação com a atitude de Obrador. “Esta é uma tática preocupante e inaceitável de um líder mundial num momento em que as ameaças contra jornalistas estão aumentando”, afirmou.

O jornal disse que sustenta o conteúdo da reportagem sobre Obrador e que apoia seus jornalistas.

Na reportagem, o New York Times indicou que Washington encerrou a investigação porque esta poderia provocar um conflito diplomático com o México, especialmente após o atrito entre os governos de Obrador e de Donald Trump (2017-2021) pela prisão, em outubro de 2020, do ex-comandante do Exército mexicano, Salvador Cienfuegos, acusado de tráfico de drogas. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]