• Carregando...
Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã com mais de 62% dos votos.
Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã com mais de 62% dos votos.| Foto: Abedin Taherkenareh/EFE

A consultoria Eurasia afirma que, caso os Estados Unidos e o Irã fechem um acordo nuclear antes de Ebrahim Raisi assumir, em 3 de agosto, o presidente eleito iraniano honrará a iniciativa. Caso isso não aconteça, Raisi terá interesse em concluí-lo rapidamente, “diante dos substanciais benefícios econômicos que ele traria”, afirma a consultoria em relatório, no qual vê probabilidade de 65% de haver um acordo ainda neste ano, resultando em retiradas de algumas sanções americanas contra o país persa.

Raisi foi declarado vencedor da eleição presidencial. A Eurasia diz que o Estado interveio “de modo sem precedentes” para garantir a vitória do conservador, o que deve abalar sua legitimidade no longo prazo. O candidato vencedor estava até então na liderança do Judiciário do país e se disse publicamente favorável ao acordo nuclear, comprometendo-se a avançar logo para conseguir a retirada de sanções. A Eurasia afirma que as crenças econômicas e políticas de linha-dura de Raisi limitarão o escopo para investimento estrangeiro significativo, caso não haja acordo com os EUA. O quadro deve isolar mais Teerã do Ocidente, indicando um recuo em relação aos anos do presidente Hassan Rouhani, acredita a consultoria.

Como riscos no cenário, a Eurasia cita eventuais distúrbios pós-eleição, que eventualmente poderiam brecar o diálogo com as potências pelo acordo nuclear com a inclusão dos EUA. A consultora diz não ver sinais disso agora, mas lembra que episódios do tipo no país podem ocorrer de modo imprevisível. Outro risco mencionado pela Eurasia é de que Raisi queira revisar o que já foi negociado e começar as conversas do princípio. Para a consultoria, esse risco parece menor, após as declarações dele em apoio a um acordo.

Negociador iraniano diz que diferenças com potências continuam

Vice-ministro das Relações Exteriores e principal negociador do Irã na questão nuclear, Seyed Abbas Araqchi afirmou neste domingo que as principais diferenças entre o país e Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha continuam. Segundo a autoridade, as delegações retornarão a seus capitais para a tomada de decisão. Araqchi falou à imprensa estatal antes de deixar Viena, informou a agência Fars. Diplomatas de outros países envolvidos relataram avanços no diálogo. O vice-ministro iraniano afirmou que, durante “alguns dias”, que ele não soube definir com precisão, o diálogo será interrompido, para que os diplomatas retornem a seus capitais “não apenas para mais consultas, mas também para a tomada de decisões”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]