• Carregando...
AME1494. CARTAGENA (COLOMBIA), 27/01/2022.- El presidente de Ecuador, Guillermo Lasso habla durante la reunión de Prosur, hoy en Cartagena de Indias (Colombia). EFE/ Ricardo Maldonado Rozo
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, reiterou nesta sexta-feira a intenção de vetar o projeto de lei que regula o aborto em caso de estupro.| Foto: Ricardo Maldonado Rozo/EFE

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, reiterou a intenção de vetar o projeto de lei que regula o aborto em caso de estupro, aprovado na última quinta-feira pela Assembleia Nacional (parlamento) em cumprimento de uma sentença da Corte Constitucional. "A posição do presidente será expressa como manda a Constituição através do veto. Respeito a vida desde a concepção", declarou Lasso durante uma visita ao cantão de Montalvo, no centro do país.

O presidente equatoriano já tinha anunciado a intenção de vetar a lei no mês passado em declarações ao canal "Ecuavisa", apesar de os detalhes da lei ainda estarem em discussão na Assembleia e de a redação final do texto ainda não ser conhecida. Lasso, que tem 30 dias para impor o veto, entende que a Assembleia excedeu o mandato da Corte Constitucional.

A lei aprovada pelo Parlamento equatoriano permite que as mulheres que engravidaram como resultado de estupro interrompam a gravidez até a 12ª semana, e excepcionalmente até a 18ª semana no caso de meninas, adolescentes e mulheres indígenas e rurais.

A lei obteve o apoio de 75 membros da Assembleia, cinco além dos 70 necessários para aprovar o texto, após um longo e complexo debate entre os parlamentares equatorianos, que revelou a diversidade de opiniões sobre esta questão.

No Equador, o aborto só era permitido nos casos em que a vida da mulher estivesse em perigo ou em casos de estupro de mulheres deficientes, até ser descriminalizado no ano passado pela Corte Constitucional para qualquer mulher estuprada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]