• Carregando...
 | Reprodução TV Paranaense
| Foto: Reprodução TV Paranaense

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em 10º lugar, com 48% de aprovação, em uma pesquisa sobre 20 dirigentes de todo o continente americano, realizada pelo instituto mexicano Consulta Mitofsky.

O governo do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, com 71% de aprovação, e os dos governantes da Colômbia e do México, Álvaro Uribe e Felipe Calderón, ambos empatados com 66%, são os mais bem qualificados da América.

Segundo a pesquisa, Uribe fica acima de Calderón quando se considera o maior tempo de seu governo.

Já Nicanor Duarte, presidente do Paraguai, obteve somente 11% de aprovação, ocupando o último lugar do continente, inclusive abaixo de George W. Bush, o penúltimo colocado, com 22%.

No terceiro lugar da lista aparece o panamenho Martín Torrijos, com 60% de aprovação, seguido pelos governantes de El Salvador, Antonio Saca, de Honduras, Manuel Zelaya, e da Bolívia, Evo Morales, todos com 57% de aceitação.

O presidente do Equador, Rafael Correa, cuja popularidade continua caindo, ocupa o 6º lugar, com 56% de aprovação. Abaixo dele estão Óscar Arias, da Costa Rica e com 55%, Tabaré Vázquez, do Uruguai e com 51%, e o venezuelano Hugo Chávez, com 50%.

A pesquisa faz uma recopilação de sondagens elaboradas com diferentes metodologias e que são divulgadas regularmente.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper (44%), e os presidentes de Guatemala, Óscar Berger (42%), Chile, Michelle Bachelet (39%), e da República Dominicana, Leonel Fernández (38%), ocupam posições menos favoráveis.

Com as piores qualificações ficaram o presidente peruano, Alan García, com 32% (15º lugar), o nicaragüense Daniel Ortega, com 26% (16º), o americano George W. Bush, com 22% (17º), e o paraguaio Nicanor Duarte, com 11% (18º).

Aprovação mais fácil

A pesquisa destaca que, na média, a América Central aprova mais facilmente seus governantes, com 50% de aceitação, em comparação à América do Sul (48%) e à América do Norte (44%), apesar da aprovação média dos presidentes de todo o continente ser de 47%.

Como comparação, a Mitofsky lista também a situação em seis países europeus. Em primeiro lugar aparece a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com 76% de apoio popular. Na segunda posição está o russo Vladimir Putin, com 75%, enquanto a terceira posição é do francês Nicolas Sarkozy, com 64%.

Atrás deles estão o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown (56%), e o italiano Romano Prodi (44%). O pior colocado foi o chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero (40%).

A pesquisa recopila dados de pesquisas realizadas em cada um dos países citados, a maior parte nos meses de julho e agosto de 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]