• Carregando...

Teer㠖 O presidente sírio, Bashar al-Assad, iniciou ontem uma visita oficial ao Irã, onde coordenará posições com os líderes deste país sobre a situação no Oriente Médio e as pressões internacionais sobre Damasco e Teerã. Assad, acompanhado por uma grande delegação política e econômica de seu país, deve se reunir com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, segundo fontes oficiais iranianas.

O dirigente sírio, cujo país é o principal aliado árabe de Teerã, também se reunirá com Ali Larijani, secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional iraniano (CSN) e principal negociador no caso nuclear.

Segundo a agência de notícias local Mehr, durante a visita de Assad está prevista a assinatura de vários acordos de cooperação econômica entre os dois países.

A visita, que durará dois dias, é a segunda de Bashar al-Assad a Teerã desde que o ultraconservador Ahmadinejad chegou à Presidência do Irã há um ano e meio.

Os EUA acusam Irã e Síria de fomentar as tensões no Iraque ao permitir que os insurgentes entrem no território iraquiano e forneçam ajuda financeira aos revoltosos. Teerã e Damasco negam a acusação, dizendo que estão fazendo o máximo para controlar as porosas fronteiras com o Iraque.

O Iraque fechou as fronteiras com o Irã e a Síria na quarta-feira por 72 horas como parte de uma operação de segurança. Autoridades iraquianas declararam que haveria uma reabertura gradual. Os EUA também acusaram a Síria, o Irã e o Hezbollah, um grupo da guerrilha libanesa apoiada por esses países, de tentar derrubar o governo eleito do Líbano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]